Segunda, 15 de Junho de 2026
19°C 28°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

O bate cabeça na escolha de Flávio Bolsonaro

O bate cabeça na escolha de Flávio Bolsonaro

Hely Beltrão
Por: Hely Beltrão
07/12/2025 às 09h50 Atualizada em 07/12/2025 às 12h50
O bate cabeça na escolha de Flávio Bolsonaro
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Por Luiz Santos, radialista e jornalista

A escolha do nome do senador da República, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), como nome indicado pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, atualmente preso na Polícia Federal em Brasília-DF, pegou muita gente graúda da política brasileira de surpresa, além do mercado financeiro, de surpresa. Até o dólar subiu de forma acelerada.

Políticos de várias correntes partidárias reagiram, cada um de uma forma. Aqueles e aquelas ligadas ao Partido Liberal (PL), como já era esperado apoiaram, enquanto os aliados fizeram caras e bocas. Até mesmo o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente e irmão de Flávio, disse que ficou sabendo através do seu advogado. Outros preferiram o silêncio, que, ao final, fez mais barulho do que qualquer declaração, a exemplo do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicano).

O nome de Flavio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da República, para muitos, é como se fosse entregue a faca e o queijo ao adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Alguns entendem que o "01" não tem lastro político para enfrentar Lula, enquanto outros consideram que o sobrenome Bolsonaro é "peso pesado" na disputa para a eleição de 2026, seria a 'cereja do bolo' para desbancar Lula em 2026.

Seja como for, existe aliados de Flávio Bolsonaro que entendem a pré-candidatura do filho de Bolsonaro como 'balão de ensaio', ou seja, não durará até o final. Em outras palavras, significa dizer que o bolsonarista deverá desistir até a reta final.

Se analisarmos o que aconteceu a oito anos passados, quando Lula estava preso em Curitiba e decidiu indicar, de última hora, o nome de Fernando Haddad como candidato à presidência da República que acabou perdendo para Bolsonaro em 2018, a diferença agora é que Bolsonaro escolheu quase um ano antes das eleições o nome de Flávio para concorrer à presidência.

Fato é que nos próximos dias as pesquisas de opinião pública deverão ser divulgadas e, assim, teremos uma ideia do que pensa o eleitor brasileiro sobre o nome de Flávio Bolsonaro. Enquanto isso. a direita brasileira vai batendo cabeça sem nenhuma definição e sem direção, até porque seu principal líder está preso. Noutra ponta, a esquerda, que também não se renova, fica resumida ao nome de Luiz Inácio Lula da Silva.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias