Domingo, 14 de Junho de 2026
18°C 31°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

ALBA aprova lei que reduz ruídos nas escolas para proteger alunos com TEA

ALBA aprova lei que reduz ruídos nas escolas para proteger alunos com TEA

Por: Mayara Nayllanne
09/02/2026 às 15h03 Atualizada em 09/02/2026 às 18h03
ALBA aprova lei que reduz ruídos nas escolas para proteger alunos com TEA
Foto: Rafael Martins/GOVBA

De autoria do deputado estadual Matheus Ferreira (MDB), foi sancionada a Lei nº 15.110, que estabelece a substituição dos sinais sonoros estridentes por músicas nas escolas da rede estadual de ensino da Bahia. A medida busca reduzir incômodos sensoriais e promover maior conforto a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A proposta foi aprovada em plenário e promulgada pela presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos. Com a publicação da lei, as unidades escolares terão o prazo de quatro meses para se adequar às novas regras. O descumprimento da norma poderá acarretar multa, cujos valores serão destinados ao Fundo Estadual de Educação da Bahia.

De acordo com o texto legal, os sinais sonoros convencionais deverão ser substituídos por músicas tranquilas e suaves, evitando estímulos capazes de provocar desconforto, sobrecarga sensorial ou crises em estudantes neurodivergentes.

Ao justificar a iniciativa, Matheus Ferreira citou estudos que apontam que entre 56% e 80% das pessoas com TEA apresentam hipersensibilidade sensorial, o que faz dos sons estridentes um fator de risco para crises emocionais. Esses episódios podem envolver perda temporária do controle emocional, choro, gritos e movimentos repetitivos intensos.

“O objetivo da lei é proporcionar mais conforto, reduzir riscos e garantir dignidade às pessoas com TEA, contribuindo para um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor”, afirmou o parlamentar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias