Brasil

Vendas em bares caem 4,9 % em setembro

Créditos /Designed by Freepik

O medo provocado pelos casos de intoxicação por metanol afetou diretamente o movimento de bares e restaurantes em todo o Brasil. Segundo o Índice Abrasel-Stone, as vendas do setor caíram 4,9% em setembro, e o recuo é de 3,9% em relação ao mesmo período de 2024.

Os números refletem o impacto da crise iniciada em agosto, quando surgiram os primeiros registros de bebidas adulteradas com metanol. Desde então, muitos consumidores têm evitado consumir produtos alcoólicos em bares, resultando em queda no faturamento e mesas vazias em várias cidades.

De acordo com o Ministério da Saúde, já são 133 notificações de intoxicação no país, com 38 casos confirmados em São Paulo, estado que lidera o ranking, seguido por Paraná (4), Pernambuco (3) e Rio Grande do Sul (1). O balanço aponta ainda oito mortes ligadas às bebidas falsificadas.

Na tentativa de conter o avanço da adulteração, a Polícia Civil de São Paulo destruiu mais de 100 mil garrafas suspeitas de contaminação. Mesmo assim, o estrago econômico já foi sentido.

“O impacto dos casos de intoxicação por metanol espalhou pânico entre os consumidores e provocou uma queda na movimentação de alguns estabelecimentos”, destacou Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

O levantamento mostra que somente dois estados — Mato Grosso do Sul (1%) e Maranhão (2,6%) — registraram aumento no movimento em setembro. Já as maiores quedas foram em Roraima (-11,5%)Pará (-9,9%)Rio de Janeiro e Santa Catarina (-7,6%).

O economista Guilherme Freitas, pesquisador da Stone, explica que a inflação do setor também tem pesado:

“A inflação específica do setor continua pressionada, encarecendo o tíquete médio e afastando ainda mais o público.”

Segundo o IBGE, o IPCA de setembro foi de 0,48%, mas a alimentação fora de casa apresentou desaceleração — de 0,50% em agosto para 0,11% em setembro — reforçando a tendência de retração.

Fontes: Índice Abrasel-Stone / Ministério da Saúde / IBGE

Hely Beltrão

Hely Beltrão

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Brasil

PF investiga movimentações milionárias em esquema de fraudes em concursos públicos

Inquérito mira candidatos que pagaram por aprovação; quebra de sigilo bancário foi autorizada pela Justiça A Polícia Federal (PF) avança
Brasil

Saiba o que foi conversado entre Lula e Trump na manhã desta segunda (6)

Fonte: SECOM/BR Crédito da Imagem: © Reuter/Yuri Gripas e Marcelo Camargo/Agência Brasil O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu