Secretário Justiniano França responde denúncia sobre coleta de lixo na Praça do Tomba e anuncia reunião para apurar caso em Feira de Santana
O secretário de Serviços Públicos de Feira de Santana, Justiniano França, respondeu nesta segunda-feira (13) à denúncia publicada pelo portal Conectado News sobre um caminhão da coleta de lixo supostamente estacionado de forma irregular na Praça do Tomba, no último domingo (12), situação que teria provocado transtornos no trânsito e reclamações de motoristas e passageiros.
Relembre: Coleta de lixo irregular trava trânsito e gera confusão na Praça do Tomba
Durante entrevista, o secretário destacou que o caso será analisado pela equipe da pasta em reunião ainda nesta segunda-feira à tarde, após o recebimento de vídeos, fotos e relatos enviados por uma cidadã que preferiu não se identificar.
Justiniano França ressaltou que a gestão reconhece a importância dos profissionais da limpeza urbana, mas reforçou a necessidade de orientação quanto às responsabilidades no processo de coleta. Segundo ele, em situações envolvendo condomínios e casas de lixo, o trabalho dos agentes de limpeza se restringe ao recolhimento dos resíduos devidamente ensacados.
“O coletor não tem responsabilidade de varrição dentro da casa de lixo. O lixo que está derramado não é de responsabilidade da equipe de coleta. A responsabilidade pela organização e limpeza desse espaço é do morador e do condomínio”, afirmou, ao comentar críticas recorrentes sobre o tema.
O secretário também mencionou que a fiscalização da empresa responsável já esteve em contato com síndicos de condomínios para reforçar as orientações operacionais, após registros semelhantes em outras localidades do município.
Em relação à coleta seletiva, Justiniano França afirmou que a Prefeitura vem avançando nas tratativas com cooperativas e já mapeou os diferentes tipos de materiais recolhidos na cidade, como vidro, sucata e resíduos eletrônicos. Ele informou ainda que há uma empresa atuando na coleta de alguns desses materiais.
Segundo o secretário, está previsto um projeto piloto em condomínios no bairro Jardim Brasil, com foco na orientação para separação correta dos resíduos. Ele também citou ajustes operacionais, como a reorganização dos dias de coleta para evitar sobrecarga nas áreas de descarte.
“A ideia é ampliar a coleta seletiva como um programa de governo. Já estamos preparando ações no centro da cidade e em outros pontos, como a região da Sales Barbosa, para fortalecer o trabalho com catadores e cooperativas”, concluiu.
A Secretaria de Serviços Públicos deve avaliar o caso da Praça do Tomba e possíveis medidas corretivas após a reunião interna prevista para esta segunda-feira.




