Polícia

Polícia Federal e MPF deflagram operação contra tráfico internacional de drogas elavagem de dinheiro

Foto: Divulgação

A Polícia Federal, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público Federal, deflagrou nesta quarta-feira (10/12) a Operação ANANSI, voltada ao combate ao tráfico internacional de drogas e à lavagem de capitais vinculados a organizações criminosas atuantes no extremo sul da Bahia.

Ao todo, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva, além de outras medidas cautelares, incluindo o bloqueio de até R$ 50 milhões em contas bancárias.

As investigações apontam a existência de um grupo criminoso especializado no envio de cocaína para a Europa por meio de embarcações pesqueiras, utilizando o extremo sul da Bahia como ponto estratégico e recorrente de apoio logístico. Em dezembro de 2024, uma embarcação pesqueira que partiu da região foi interceptada em Cabo Verde transportando cerca de 1.600 quilos de cocaína, o que permitiu à Polícia Federal avançar na identificação dos responsáveis pelas ações criminosas.

Os investigadores destacaram que pescadores e empresários do setor de embarcações pesqueiras se tornaram operadores do tráfico internacional, aproveitando seu conhecimento técnico em navegação e rotas marítimas para atividades ilícitas.

A operação contou com apoio direto da Europol e cooperação jurídica internacional com Cabo Verde e países europeus, como Portugal, Espanha e França, reforçando o caráter transnacional da atuação do grupo criminoso.

Durante as diligências desta quarta-feira, foram apreendidos veículos, aparelhos celulares e outros bens, que passarão por análise para rastrear patrimônio e consolidar provas.

As investigações seguem em andamento com o objetivo de identificar todos os envolvidos e aprofundar a análise das estruturas financeiras usadas para a lavagem de recursos provenientes do tráfico internacional de drogas.

Mayara Nayllanne

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Polícia

PRF apreende mais de meia tonelada de maconha em rodovia baiana

Mais de meia tonelada de maconha foi encontrada em um caminhão durante uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em
Justiça Polícia

MPBA pede prisão preventiva de PMs envolvidos em morte de jovem de 19 anos no bairro da Engomadeira em Salvador

Crédito da Imagem: Reprodução Fonte> MPBA Três policiais militares envolvidos na morte de Ana Luiza Silva dos Santos de Jesus,