Bahia

Obra em fazenda de João Roma é uma das responsáveis por alagamentos no município de Cachoeira segundo prefeita; Entenda

Por Nivaldo Lancaster e Hely Beltrão

As chuvas dos últimos dias afetaram drasticamente o município de Cachoeira, no Recôncavo baiano, ruas alagadas, famílias desabrigadas, foi o quadro visto em vídeos que circulam nas redes sociais.

Em entrevista ao repórter Nivaldo Lancaster, do Boca de Forno News, a prefeita do município, Eliana Gonzaga (PT), relatou quais ações tem sido adotadas pela Prefeitura para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade. Eliana disse ainda, que na localidade dos Três Riachos, onde a situação é pior, tem o problema agravado por uma obra em uma fazenda na localidade adquirida pelo ex-ministro João Roma (PL), pedindo que ele assuma sua responsabilidade. Ela pediu ainda que a população não jogue lixo nos rios, para não piorar ainda mais a situação.

“Em nosso município estamos voltados com os cuidados de atenção para as comunidades que estão sendo afetadas, os Três Riachos por exemplo, foi atingido de forma violenta mais uma vez, situação que ocorre há décadas, não é algo que aconteceu agora, já estamos buscando uma solução, sabemos que deve ser feito um trabalho de macrodrenagem, não é uma coisa simples, é necessário uma equipe específica de engenharia, que tenha conhecimento na área de macrodrenagem, inclusive já conversei com a Defesa Civil do Estado, estamos buscando fortalecer mais uma vez esse entendimento e levar também ao governo federal, pois o município não tem capacidade financeira de arcar com uma obra dessa magnitude, mas, desde a segunda (2) à noite, quando iniciou essa situação drástica nos Três Riachos, estamos fazendo um trabalho intersetorial com as Secretarias, trabalhando em conjunto com os nossos agentes comunitários, ou seja, estamos buscando a solução. Na terça (3) compramos produtos necessários para algumas famílias específicas, que foram levantadas essas necessidades, estamos também fornecendo alimentação, buscaremos também um outro suporte como cestas básicas para as famílias afetadas. Estamos nessa perspectiva de buscar uma solução permanente para essa situação, é bom salientar que a Vila 25 de Junho também tinha esse problema, mas, felizmente, conseguimos conter com ações realizadas pelo município há três semanas, através de um trabalho preventivo, que também foi feito nos Três Riachos, porém neste local a questão é mais complexa, diante da geografia do local que é mais íngreme, em uma Fazenda que hoje é de propriedade do ex-ministro João Roma, a quem chamo atenção nesse momento, ele precisa se posicionar, porque a água desce nesse local, a fazenda quando ele adquiriu, veio com esse problema, ele precisa assumir essa responsabilidade, enquanto ser humano, proprietário mas também como político, precisa ter esse olhar sensível, de visualizar e buscar uma solução, porque segundo informações, lá existe uma barragem, houve um suposto serviço realizado na fazenda que abriu uma vala que desemboca no fundo das casas nos Três Riachos, que não é a única coisa responsável, mas agrava a situação, peço mais uma vez a compreensão da população que não jogue lixo no riacho, já retiramos colchões, geladeira, fogão, restos de eletrodomésticos, dentre outros objetos que obstruem a passagem da água, que segue o seu rumo, não podemos contrariar a natureza, que ao ser agredida responde dessa forma, ocasionando tragédias”.

Hely Beltrão

Hely Beltrão

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Bahia

Veículo que transportava pacientes sofre incêndio em rodovia estadual

Redação Conectado News Na manhã desta segunda-feira (6), um veículo tipo Van, pertencente a uma clínica privada de Santo Antônio
Bahia

”É muito importante que o Ministério Público fiscalize o trabalho da polícia” afirma o secretário de Justiça da Bahia

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, voltou a manifestar sua opinião sobre a importância do monitoramento da