Sexta, 19 de Junho de 2026
18°C 25°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

Neoenergia deverá apresentar plano para proteger animais de choques elétricos em Praia do Forte

Neoenergia deverá apresentar plano para proteger animais de choques elétricos em Praia do Forte

Por: Mayara Nayllanne
05/05/2026 às 09h22 Atualizada em 05/05/2026 às 12h22
Neoenergia deverá apresentar plano para proteger animais de choques elétricos em Praia do Forte
Foto: Reprodução

A Neoenergia Coelba terá que apresentar um Plano de Adequação da Rede Elétrica da região de Praia do Forte para mitigar riscos à fauna silvestre nos próximos 30 dias. A decisão judicial, da terça-feira, dia 28, atende a pedidos liminares apresentados em ação movida pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente de Mata de São João. Segundo o promotor de Justiça Thomas Bryann do Nascimento apurações realizadas pelo MPBA constataram a recorrente morte de animais em decorrência de choques na rede elétrica local.

De acordo com a decisão, o plano deverá conter um conjunto detalhado de medidas técnicas, incluindo o mapeamento georreferenciado de toda a rede elétrica, cronograma de execução e medidas eficazes de proteção da fauna,. Além disso, a Neoenergia deverá destinar  mensalmente recursos no valor de R$ 61.529,00 ao Fundo de Defesa dos Direitos Fundamentais (FDDF), para custear ações emergenciais de resgate, monitoramento e conservação das espécies afetadas. 

A ação do MPBA apontou a existência de um dano ambiental contínuo causado pela operação da rede elétrica na região, especialmente na área da Floresta do Aruá. As investigações indicam que a falta de isolamento adequado de fios e equipamentos tem transformado a rede em uma ameaça constante à fauna, atingindo inclusive espécies ameaçadas de extinção, como a preguiça-de-coleira. Segundo o promotor de Justiça, o MPBA apura os fatos desde janeiro de 2024 e realizou diversas diligências, reuniões extrajudiciais e recomendações à concessionária. No entanto, mesmo após intervenções pontuais, novos episódios de eletrocussão continuaram sendo registrados, inclusive em estruturas que já haviam passado por algum tipo de adaptação considerada insuficiente pelos estudos técnicos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias