Segunda, 15 de Junho de 2026
19°C 28°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

Mounjaro e Ozempic podem ser disponibilizados pelo SUS; entenda proposta

Mounjaro e Ozempic podem ser disponibilizados pelo SUS; entenda proposta

Por: Mayara Nayllanne
21/02/2026 às 13h51 Atualizada em 21/02/2026 às 16h51
Mounjaro e Ozempic podem ser disponibilizados pelo SUS; entenda proposta
Foto: Reprodução / Youtube

 A febre dos remédios emagrecedores ganhou um novo capítulo, graças ao deputado federal Mário Heringer (PDT-MG) que apresentou à Câmara de Deputados um projeto para revogar a patente do Mounjaro e Zepbound. De acordo com a proposta, o objetivo é disponibilizar os medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme justificou no projeto, o parlamentar apontou que os medicamentos podem ser eficazes no combate à obesidade. Além disso, ele apontou que a disponibilidade dos medicamentos no SUS acarretará na queda dos preços dos medicamentos, que hoje são estimados entre R$1.400 e R$2.400 cada caixa.

"Proponho declarar de interesse público o Mounjaro e o Zepbound, ambos produzidos à base de tirzepatida, tendo em vista que suas patentes não têm previsão de expiração recente e sua entrada no mercado comercial a preços reduzidos ampliará a oferta, tornará a concorrência mais equilibrada e favorecerá o consumidor final", diz o trecho do documento.

A proposta ainda completa, afirmando que os custos de tratamentos para pessoas com obesidades podem chegar a milhares de dólares, segundo uma organização internacional voltada à obesidade.

"A World Obesity Federation (WOF) estimou que, a partir do ano de 2025, o custo mundial do tratamento de doenças provocadas pela obesidade seria da ordem de 1,2 trilhão de dólares, admitindo que mais de 2,7 bilhões de pessoas – cerca de um terço da população global – estariam obesas ou com sobrepeso necessitando de cuidados médicos", completou.

A mesma organização apontou que, em 2023, a população obesa ou com sobrepeso no Brasil chegou a 61%.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias