HGCA é pioneiro na implantaçãode robô virtual na Bahia
O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, passou a integrar uma iniciativa pioneira do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia com a implantação de um robô virtual de conversação integrado ao sistema oficial de gestão ambulatorial e hospitalar da rede estadual, o AGHUse.
A ferramenta realiza o envio automatizado de lembretes de consultas via WhatsApp, com antecedência de sete e três dias da data agendada. Além disso, permite que o paciente cancele ou reagende o atendimento, escolhendo nova data e horário conforme a disponibilidade do sistema, contribuindo para a redução do número de faltas e melhor aproveitamento das vagas.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e é considerada inédita no SUS. O objetivo inicial é diminuir a taxa de absenteísmo nos ambulatórios estaduais e otimizar a oferta de consultas com especialistas.
Atualmente em funcionamento no HGCA, a automação deve ser ampliada até meados de fevereiro para outras unidades da rede estadual, como o Hospital Geral do Estado (HGE), o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), o Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred) e o Centro Estadual de Oncologia (Cican).
A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, destacou que o investimento em tecnologia tem transformado o acesso e a gestão dos serviços de saúde. Segundo ela, a Bahia se consolida como referência nacional no SUS ao adotar um novo modelo de gestão do acesso ambulatorial. A expectativa é expandir a integração para todos os ambulatórios da rede estadual que utilizam o AGHUse ainda este ano.
Outras funcionalidades
Além dos lembretes de consultas, a ferramenta já é utilizada em diferentes setores da Sesab para ações como ouvidoria, atendimento humano e comunicação rápida com pacientes, profissionais de saúde e gestores municipais.
Como próximos passos, estão previstas novas funcionalidades integradas ao AGHUse, incluindo pesquisas de satisfação após alta hospitalar e consultas ambulatoriais, além de integrações com sistemas estratégicos, como o Sistema de Regulação Ambulatorial (SRA). Também estão previstos lembretes para doadores da Fundação Hemoba, notificações para retirada de medicamentos e módulos voltados ao acompanhamento de exames e cirurgias.




