Brasil

‘Eclipse’ de estrela: lua vai ocultar a gigante vermelha Antares na madrugada desse domingo

Na noite do próximo domingo (3), os brasileiros poderão testemunhar um fenômeno astronômico fascinante: a ocultação da estrela Antares pela lua. Conhecida como o “coração” da Constelação de Escorpião, Antares é uma supergigante vermelha que desaparecerá por alguns minutos atrás do disco lunar, reaparecendo logo em seguida em um espetáculo de precisão matemática.

Diferente de um eclipse solar, a ocultação de uma estrela é um evento pontual. No momento exato do contato, a luz da estrela se apaga instantaneamente, revelando a ausência de atmosfera na lua. Este fenômeno será visível a olho nu em grande parte do território nacional, mas os horários variam drasticamente conforme a geografia.

Em São Paulo, por exemplo, o evento ocorre em um horário diferente de Belém ou Porto Alegre. O professor doutor Marcos Calil, da Urânia Planetário, recomenda acompanhar a lua e a estrela após ás 22 horas. Ele ressalta ainda que, a ocultação é uma excelente oportunidade para quem está começando na astronomia. “Observar o instante exato em que a Lua toca a estrela é uma das experiências mais gratificantes para um observador, pois materializa o movimento do nosso satélite natural pelo espaço”, explica.

Mayara Nayllanne

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Brasil

Saiba o que foi conversado entre Lula e Trump na manhã desta segunda (6)

Fonte: SECOM/BR Crédito da Imagem: © Reuter/Yuri Gripas e Marcelo Camargo/Agência Brasil O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu
Brasil

Brasil registra 17 casos confirmados de intoxicação por metanol, aponta Ministério da Saúde

O Brasil confirmou 17 casos de intoxicação por metanol, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (6) pelo Ministério da Saúde. O