Política

Brasil envia 100 toneladas de ajuda humanitária para a Venezuela após invasão dos EUA

Foto: Rafael Nascimento/MS

O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (8) uma mobilização emergencial para o envio de 100 toneladas de medicamentos e insumos hospitalares à Venezuela. A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Saúde, busca mitigar o colapso do sistema de saúde local após a invasão militar conduzida pelos Estados Unidos no último sábado (3).

Segundo o governo brasileiro, o ataque em Caracas atingiu o maior centro logístico de saúde do país, deixando milhares de cidadãos sem acesso a tratamentos básicos.

O foco inicial do auxílio será o atendimento a pacientes renais. Na primeira remessa, 40 toneladas de materiais serão despachadas com prioridade para socorrer cerca de 16 mil pessoas que dependem de hemodiálise e estão atualmente desassistidas.

O pacote inclui itens críticos como filtros de diálise, linhas arteriais e venosas, cateteres e soluções específicas para o funcionamento das máquinas, além de medicamentos de uso contínuo que foram doados por hospitais universitários e instituições filantrópicas de diversas regiões do Brasil.

Toda a carga está sendo centralizada no Centro de Distribuição de Insumos e Medicamentos do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), de onde partirá para o país vizinho.

Mayara Nayllanne

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Política

ALBA é notificada e terá 72h para decidir sobre prisão de Binho Galinha

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi notificada pela Justiça nesta segunda-feira (6) e terá até 72 horas para se
Política

Lula chama Bolsonaro de ‘praga’ e critica gestão do ex-presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar duramente o governo anterior nesta segunda-feira (6), durante cerimônia