Feira de Santana

Músicos e grupos afro homenageiam Nilton Rasta no Mercado de Arte Popular

Neste sábado (29) o Mercado de Arte Popular (MAP), de Feira de Santana, foi palco de uma homenagem carregada de emoção e reconhecimento ao legado de Nilton Rasta, músico, artesão e ícone da cultura feirense. A cerimônia reuniu artistas, representantes de grupos afro e autoridades municipais para celebrar a trajetória de um dos nomes mais marcantes da cena cultural da cidade

O presidente da Associação de Músicos, Franci Show, destacou a importância da homenagem e o impacto que Nilton deixou para a cidade. Segundo ele, o encontro foi “uma celebração justa a um profissional que se dedicou de corpo e alma à arte”.

Franci reforçou que Nilton foi essencial para a valorização da cultura local, tanto como músico quanto como comerciante no próprio MAP. Recebeu, inclusive, uma placa em reconhecimento à sua contribuição cultural. “Foi bonito e importante”, resumiu.

Durante entrevista ao Conectado News, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, Cristiano Lôbo, que também participou do ato e lembrou a dimensão humana e artística de Nilton Rasta. Ele o definiu como “artista, percussionista, artesão, professor e mestre”, alguém cuja sabedoria ultrapassava a técnica.

Cristiano recordou conversas que teve com Nilton, nas quais percebia “harmonia, serenidade e capacidade de articulação”, além da dedicação que o artista sempre demonstrou mesmo em períodos de dificuldade. O secretário citou ainda a homenagem feita ao músico durante a Micareta, pelos 40 anos do bloco Filhos de Malê, e a atenção dada pelo prefeito José Ronaldo em seus momentos finais de vida.

“Nilton Rasta se tornou uma referência. Sua personalidade marcante e seu legado cultural atravessam décadas. Que seu exemplo inspire as novas gerações”, afirmou Cristiano Lôbo.

A cerimônia reuniu familiares, amigos e artistas, que reforçaram o sentimento de que, embora Nilton não estivesse fisicamente presente, sua energia e legado seguem vivos no coração da cultura feirense.

Daniele

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Foto: DIvulgação
Feira de Santana

Professor da Estadual é investigado por suspeita de assédio sexual contra aluna de 14 anos

Um professor lotado na seção que atende crianças e adolescentes neurodivergentes ou com necessidades especiais da Colégio Estadual Georgina de
Feira de Santana

“Não há elementos que justifiquem a manutenção do flagrante”, diz presidente do sindicato da PRF, sobre soltura de inspetora acusada de injúria racial

Crédito da Imagem: Onildo Rodrigues Por Hely Beltrão A inspetora da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Michele Alencar, 44 anos, presa em