Feira de Santana

Vinte alunos da rede municipal de ensino cegos ou com baixa visão, são contemplados com óculos de última geração

Foto: Onildo Rodrigues

Aconteceu na manhã desta segunda (20), no Centro de Educação Inclusiva Colbert Martins, a sonelidade de entrega de 20 óculos OrCam MyEye, um dispositivos de tecnologia avançada destinados a pessoas com baixa visão severa e cegueira total. Além dos alunos contemplados e seus familiares, estarão presentes, a equipe pedagógica, o secretário de Educação e vice prefeito Pablo Roberto (PSDB) e o prefeito José Ronaldo de Carvalho (UB).

Foto: Onildo Rodrigues

Ao Conectado News, o prefeito José Ronaldo (UB) comentou sobre a importância da medida para a inclusão dos alunos com deficiência visual.

Prefeito José Ronaldo – Foto: Onildo Rodrigues

Esse projeto foi um compromisso firmado no período eleitoral, estamos cumprindo com a nossa palavra, vamos implantar, veremos como ele vai seguir, nos locais onde começou a ser utilizado, foi sucesso, tem dado muito certo, é uma semente que está sendo plantada e com o tempo será ampliado de acordo com o aprendizado e sucesso ao longo do tempo. Os óculos deverão ser utilizados pelos alunos da rede municipal, para atender a todos que precisam. O que mais fizemos nestes últimos 9 meses de governo foi a inclusão social, são muitos projetos sendo implantados, não só na SEDUC mas também na saúde, como a oficina ortopédica, algo inovador na região. Temos projetos em execução, sendo planejados e continuaremos avançando cada vez mais”.

O secretário de Educação e vice prefeito Pablo Roberto, disse que oequipamento poderá ser utilizado pelo aluno tanto na escola como em sua residência.

Secretário de Educação e vice prefeito Pablo Roberto – Foto: Onildo Rodrigues

São equipamentos que terão a capacidade de fazer a tradução, de leitura, identificar pessoas, locais, um compromisso assumido com a população feirense durante a campanha em 2024 e uma das orientações do prefeito foi que a Secretaria de Educação (SEDUC) pudesse adotar todas as providências para que os alunos da rede municipal pudesse ter acesso a esses óculos inteligentes, são 20 alunos nesse momento com cegueira ou baixa visão que receberão esse equipamentos. Outro ponto importante, é que além do aluno utilizar esse equipamento em sala de aula, poderá utilizá-lo em sua residência, assinando um termo de compromisso, fazendo com que esse processo de inclusão aconteça tanto na escola, como na sociedade com familiares e amigos”.

Isabela Carvalho, coordenadora do Centro de Inclusão Colbert Martins, comentou sobre o trabalho realizado pela instituição e como os óculos ajudarão na inclusão destes alunos.

Isabela Carvalho – Foto: Onildo Rodrigues

Hoje uma tecnologia de ponta, óculos que irão ajudá-los na identificação de pessoas, códigos de barras, imagens, a fim de facilitar o seu desenvolvimento e aprendizagem em sala de aula, estamos muito felizes com esse momento, foi uma promessa do prefeito José Ronaldo (UB) que está sendo cumprida para a nossa comunidade de estudantes cegos e de baixa visão. Já foram feitos testes com os estudantes cegos, toda adaptação necessária, em seguida faremos a avaliação dos estudantes com baixa visão severa, para ver aqueles que se adaptam e a necessidade real da utilização desses óculos, eles levarão esse equipamentos para a escola e para a sua vida, a fim de serem utilizados em seu cotidiano. Atendemos mais de 30 crianças entre cegos e de baixa visão severa”.

Vitória Gonçalves Mascarenhas, uma das alunas contempladas, disse estar emocionada ao receber o equipamento.

Vitória Gonçalves Mascarenhas – Foto: Onildo Rodrigues

“Me sinto emocionada, foi muito bom mesmo, me ajudará na leitura”.

Foto: Onildo Rodrigues
Hely Beltrão

Hely Beltrão

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Foto: DIvulgação
Feira de Santana

Professor da Estadual é investigado por suspeita de assédio sexual contra aluna de 14 anos

Um professor lotado na seção que atende crianças e adolescentes neurodivergentes ou com necessidades especiais da Colégio Estadual Georgina de
Feira de Santana

“Não há elementos que justifiquem a manutenção do flagrante”, diz presidente do sindicato da PRF, sobre soltura de inspetora acusada de injúria racial

Crédito da Imagem: Onildo Rodrigues Por Hely Beltrão A inspetora da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Michele Alencar, 44 anos, presa em