Mundo

Trump diminui tarifas para café, carne bovina e frutas

Foto: White House Archived

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira (14) uma ordem executiva que reduz, de forma retroativa, as tarifas aplicadas a importações agrícolas como carne bovina, tomates, café e bananas. A medida têm efeito retroativo e passou a valer a partir das 00h01 de quinta-feira (13).

No documento, Trump afirma que tomou a decisão “após considerar as informações e recomendações que me foram fornecidas por autoridades, o andamento das negociações com diversos parceiros comerciais, a demanda interna atual por certos produtos e a capacidade interna atual de produção de certos produtos”.

O republicano também determina que, sempre que a execução da ordem exigir devolução de valores já pagos, “os reembolsos serão processados de acordo com a legislação aplicável e os procedimentos padrão da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA para tais reembolsos”.

Apesar da redução tarifária, Trump destacou que o secretário de Comércio e o Representante Comercial dos Estados Unidos continuarão monitorando o que classificou como uma “emergência” relacionada ao déficit comercial do país.

A ordem assinada pelo presidente exclui determinados produtos das chamadas taxas tarifárias “recíprocas”, anunciadas em abril, que variam de 10% a 50%. Ainda assim, o texto não elimina completamente a cobrança de tarifas sobre essas mercadorias.

Mayara Nayllanne

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Mundo

“Tempestade do século”: furacão Melissa atinge a Jamaica com ventos de quase 300 km/h e deixa mortos

Foto: National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) A Jamaica enfrenta nesta terça-feira (28) um dos piores desastres naturais da sua
Mundo

Reencontro histórico: Papa Leão XIV e Rei Charles III rezam juntos na Capela Sistina após cinco séculos

Divulgação: @VATICAN MEDIA Um momento marcante para a história do cristianismo foi vivido na manhã desta quinta-feira (23), no Vaticano. Pela