Trecho da BR 116 interditado após abertura de cratera é liberado após obras emergenciais do DNIT
Por Hely Beltrão
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou, na madrugada deste sábado (22), o trecho da BR-116 que estava interditado desde a manhã de sexta-feira (21). A via havia sido bloqueada após uma grande erosão abrir uma cratera nas proximidades do povoado de Tracupá, em Tucano, no norte da Bahia.
Segundo o DNIT, as fortes chuvas que atingiram a região provocaram o carreamento de material, obstruindo a vazão do bueiro existente no local e ocasionando o rompimento do corpo do aterro no km 296. Equipes trabalharam durante todo o dia, com apoio de caçambas e uma escavadeira, para recompor a pista e garantir a segurança dos motoristas.
Enquanto o trecho permanecia interditado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) orientou condutores a seguir por rotas alternativas, como a BA-233 — conhecida como Estrada de Biritinga — que liga Serrinha a Nova Soure. O DNIT também recomendou outro trajeto: BA-084 por Biritinga até Nova Soure, BR-110 até Ribeira do Pombal e BR-410 até Tucano.
Ao Conectado News, o inspetor da PRF, Geraldo Carvalho, elogiou o trabalho do DNIT, que segundo ele, conseguiu liberar a via em tempo recorde. Ainda segundo o inspetor, a sexta (21) foi um dia de muito trabalho, pois além deste incidente, ocorreram outras situações no trecho da BR 116 Norte de sua atuação. Geraldo também pediu aos motoristas que redobrem a atenção, alertando que a direção defensiva é muito importante durante as chuvas, que tornam as pistas escorregadias, principalmente no período noturno.
Com a conclusão dos trabalhos, o tráfego foi totalmente restabelecido às 0h30 deste sábado, voltando a fluir nos dois sentidos da rodovia.



