Feira de Santana

Prefeitura cria comissão para apurar irregularidades fundiárias em Feira de Santana, após ‘Operação Sinete’

Foto: Divulgação/PMFS

A Prefeitura de Feira de Santana instituiu, por meio de Portaria, o Grupo Especial de Apuração Fundiária, com o objetivo de investigar possíveis irregularidades envolvendo áreas públicas municipais, registros cartorários, processos de regularização fundiária, loteamentos e eventuais participações de agentes públicos.

A criação do grupo considera denúncia formal apresentada pelo Ministério Público do Estado da Bahia no âmbito da Operação Sinete, que desarticulou um esquema criminoso envolvendo grilagem de terras, falsificação de documentos e outras fraudes. O Grupo de Trabalho terá prazo inicial de atuação de 180 dias, podendo ser prorrogado por igual período, mediante justificativa. Os trabalhos terão caráter prioritário dentro da administração municipal.

A equipe será formada por representantes da Procuradoria Geral do Município, Controladoria Geral do Município, Secretaria de Administração, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Secretaria da Fazenda. Cada órgão indicará um titular e um suplente.

Compete ao grupo levantar e mapear todas as áreas públicas municipais, cruzar dados cadastrais, fiscais e registrais, identificar possíveis ampliações artificiais de área, retificações irregulares e registros suspeitos, além de analisar processos administrativos de regularização fundiária.

O Grupo Especial poderá solicitar informações a cartórios, órgãos públicos e concessionárias, requisitar documentos, convocar servidores para prestar esclarecimentos, solicitar apoio técnico de outros órgãos e requerer auditorias específicas. Também será responsável por produzir relatórios técnicos circunstanciados, propor medidas administrativas e judiciais cabíveis e encaminhar os achados ao Ministério Público e demais órgãos de controle. A presidência ficará a cargo do secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito.

Mayara Nayllanne

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Foto: DIvulgação
Feira de Santana

Professor da Estadual é investigado por suspeita de assédio sexual contra aluna de 14 anos

Um professor lotado na seção que atende crianças e adolescentes neurodivergentes ou com necessidades especiais da Colégio Estadual Georgina de
Feira de Santana

“Não há elementos que justifiquem a manutenção do flagrante”, diz presidente do sindicato da PRF, sobre soltura de inspetora acusada de injúria racial

Crédito da Imagem: Onildo Rodrigues Por Hely Beltrão A inspetora da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Michele Alencar, 44 anos, presa em