Brasil

PIX tem novo mecanismo de devolução para vítimas de fraudes

Entram em vigor neste domingo (23) as novas regras do Banco Central (BC) que reforçam a segurança do PIX e ampliam a devolução de valores para vítimas de fraudes, golpes ou coerção. Antes, só era possível recuperar o dinheiro enquanto ele permanecia na conta usada pelo golpista, o que raramente acontecia porque os valores eram rapidamente transferidos.

Agora, com o novo mecanismo, opcional até 2 de fevereiro, quando passa a ser obrigatório, o sistema rastreia todo o caminho do dinheiro e permite devoluções mesmo depois que os recursos saem da conta inicial.

Segundo o BC, a identificação será compartilhada entre as instituições envolvidas e permitirá recuperar valores em até 11 dias após a contestação. A expectativa é aumentar a identificação de contas usadas por fraudadores e impedir que continuem sendo utilizadas. Desde 1º de outubro, os aplicativos bancários já oferecem contestação automática pelo próprio ambiente do PIX, sem necessidade de atendimento humano, acelerando o processo e aumentando as chances de reaver o dinheiro desviado.

Daniele

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Brasil

PF investiga movimentações milionárias em esquema de fraudes em concursos públicos

Inquérito mira candidatos que pagaram por aprovação; quebra de sigilo bancário foi autorizada pela Justiça A Polícia Federal (PF) avança
Brasil

Saiba o que foi conversado entre Lula e Trump na manhã desta segunda (6)

Fonte: SECOM/BR Crédito da Imagem: © Reuter/Yuri Gripas e Marcelo Camargo/Agência Brasil O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu