Polícia

PF mira esquema de contrabando de migrantes ligado a lavagem de dinheiro em Salvador

Foto: Divulgação/Gov.br

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (19) uma operação para desarticular um grupo suspeito de lucrar com o contrabando de migrantes e movimentar milhões em operações financeiras ilegais. A investigação aponta que o esquema teria gerado cerca de R$ 9 milhões, valor associado ao pagamento de rotas migratórias clandestinas.

Batizada de Operação Venezuela, a ofensiva cumpriu quatro mandados de busca e apreensão autorizados pela Vara Especializada em Lavagem de Capitais da Justiça Federal em Salvador. Apesar de a ordem partir da capital baiana, os alvos da ação foram localizados em Boa Vista (RR) e Curitiba (PR), onde os investigados vivem e mantêm atividades comerciais.

Segundo a PF, o grupo estruturou uma rede de “laranjas” para movimentar os recursos ilícitos. Esses intermediários emprestavam suas contas bancárias para mascarar a origem do dinheiro e esconder quem realmente comandava o esquema. A prática, afirmam os investigadores, permitia o trânsito de valores milionários sem levantar suspeitas imediatas.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. A Polícia Federal não detalhou quantas pessoas são investigadas, mas as apurações continuam para identificar outros participantes do grupo. 

Mayara Nayllanne

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Polícia

PRF apreende mais de meia tonelada de maconha em rodovia baiana

Mais de meia tonelada de maconha foi encontrada em um caminhão durante uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em
Justiça Polícia

MPBA pede prisão preventiva de PMs envolvidos em morte de jovem de 19 anos no bairro da Engomadeira em Salvador

Crédito da Imagem: Reprodução Fonte> MPBA Três policiais militares envolvidos na morte de Ana Luiza Silva dos Santos de Jesus,