Polícia

Operação contra o Comando Vermelho na Bahia termina com 38 prisões e uma morte

Foto: Ascom PCBA

 A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (4) a operação Freedom, que teve como alvo o núcleo armado e financeiro de uma organização criminosa ligada ao Comando Vermelho, originária do Rio de Janeiro, com atuação na Bahia.

A ação resultou em 38 prisões, todas por mandado judicial, além de cinco flagrantes por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Um suspeito morreu após reagir à abordagem policial em Salvador.

A operação foi executada de forma simultânea nos estados da Bahia e do Ceará, mobilizando mais de 400 agentes das forças de segurança.

Prisões e morte em Salvador

Em Salvador, 35 suspeitos foram capturados em diferentes bairros, incluindo Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca. Um alvo foi preso em Aratuípe, no interior do estado, e outros dois foram localizados na cidade de Eusébio (CE), apontados como lideranças do grupo.

Durante a ação na capital baiana, um dos investigados reagiu à abordagem policial no bairro do Uruguai e foi baleado. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital Geral Ernesto Simões Filho, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a Polícia Civil, os alvos da Freedom são suspeitos de envolvimento em homicídios, tráfico de drogas e outros crimes violentos. As prisões, segundo a corporação, devem contribuir para a elucidação de cerca de 30 assassinatos ocorridos em Salvador.

Armas, drogas e bloqueio de contas

Além das prisões, foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão e bloqueadas 51 contas bancárias vinculadas aos investigados. Entre os materiais apreendidos estão pistolas, carabinas, uma granada, balanças de precisão e porções de maconha, cocaína, crack e drogas sintéticas.

Os policiais também recolheram 39 celulares, máquinas de cartão, documentos e dinheiro em espécie. Durante as buscas, foi localizada uma grande quantidade de materiais cirúrgicos e hospitalares com um técnico de enfermagem que prestava atendimento aos criminosos feridos em confrontos. Entre os itens estavam pinças, lâminas de bisturi, gazes, linhas de sutura e diversas medicações.

Mayara Nayllanne

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Polícia

PRF apreende mais de meia tonelada de maconha em rodovia baiana

Mais de meia tonelada de maconha foi encontrada em um caminhão durante uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em
Justiça Polícia

MPBA pede prisão preventiva de PMs envolvidos em morte de jovem de 19 anos no bairro da Engomadeira em Salvador

Crédito da Imagem: Reprodução Fonte> MPBA Três policiais militares envolvidos na morte de Ana Luiza Silva dos Santos de Jesus,