Quarta, 17 de Junho de 2026
19°C 32°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

“Um dia histórico”, diz secretário sobre a reinauguração do Complexo do Carro de Boi em Feira de Santana

Na noite desta segunda (1)

Hely Beltrão
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
01/06/2026 às 19h02
“Um dia histórico”, diz secretário sobre a reinauguração do Complexo do Carro de Boi em Feira de Santana
Foto: Luiz Santos

Por Luiz Santos e Hely Beltrão

Acontece na noite desta segunda (1) em Feira de Santana, a reinauguração do Complexo Cultural Carro de Boi e da boate Jerimum, espaço que integra o Centro de Cultura e Arte Amélio Amorim (CCAAA). Ao Conectado News, o secretário Estadual de Cultura, Bruno Monteiro, detalhou o valor do investimento e a destinação do uso do equipamento pela comunidade feirense.

"Hoje é um dia muito especial, posso dizer sem exagero que é um dia histórico para a cultura de Feira de Santana, do Portal do Sertão e da Bahia, com esse grande reencontro de um equipamento cultural que marca a história dessa cidade, a memória de uma geração e que graças ao trabalho do Governo do Estado da Bahia e a determinação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) de investir na cultura, ele como um cidadão feirense, com muitas memórias afetivas desse espaço e na parceria com o governo federal, viabilizamos essa requalificação do Complexo Cultural Carro de Boi, que está totalmente reformado, com restaurante, espaço para realização cultural, a retomada da Boate Jerimum, que é um cartão da entrada do município, e também com um novo parque da cultura agregado ao nosso CCAAA, que com certeza é um espaço que vai nos permitir não somente devolver aquela geração que já teve uma participação muito forte nesse espaço, quanto com uma programação muito voltada as novas gerações, especialmente aos estudantes da rede municipal, estadual e particular, que desejamos que se apropriem desse espaço para se realizarem por meio da arte da cultura em todas as suas possibilidades, não é uma entrega qualquer é um grande reencontro de Feira de Santana com espaço que marca a sua história".

Investimento

"O investimento é de R$ 7 milhões de reais na requalificação e construção do novo Jerimum, composto por recursos do governo do Estado e federal, ainda hoje o governador dará autorização para licitação de uma outra obra no mesmo valor, a reforma completa do CCAAA, tivemos o cuidado de fazer isso em duas etapas para não fecharmos o equipamento que é muito importante para nossa cultura, fizemos de forma planejada, concluindo primeiro a parte do Carro de Boi, agora entra a reforma do Amélio Amorim, que passará também por uma reestruturação completa, troca de cobertura, reforma hidráulica, elétrica, modernização de equipamentos, a reforma da concha acústica e com cobertura, restauração das fachadas, tudo isso com mais um investimento de R$ 7 milhões de reais, também recursos do governo do estado federal, teremos aqui depois de 1 ano, esse grande complexo cultural na entrada de Feira de Santana totalmente pronto para receber a diversidade da cultura e das Artes de Feira e da Bahia".

Funcionamento

"Entendemos que esse funcionamento se moldará a partir também da ocupação cultural dos próprios fazedores de cultura, os artistas de feira darão ao equipamento, tenho muito otimismo porque nesses quatro anos de gestão percebemos o quanto a cultura de Feira de Santana e dinâmica, tudo que acontece aqui tem sempre uma escala e apropriação muito grande pelos fazedores de cultura local, o nosso maior exemplo disso é o Centro de Convenções e o Teatro Carlos Pita, que em um ano e meio de funcionamento teve mais de 150 mil pessoas participando de atividades diversas naquele espaço, desde pequenas oficinas para 20 pessoas até eventos para mais de 6 mil, a exemplo de um forró recentemente, tenho certeza que a apropriação desse espaço com todas as suas possibilidades será muito a partir também das características que a população e os fazedores de cultura darão a esse espaço, o próprio Jerimum abre agora com uma exposição “O Sertão por Amélio Amorim, que traz a história, o acervo pessoal e as inspirações de Amélio Amorim, para concepção desse espaço, mas sabemos que é um lugar multiuso, servirá para apresentações de teatro, dança, capoeira, exposições de artes plásticas, visuais e audiovisual, essa ocupação jamais será imposta pelo governo, que faz a obra e entrega para a cultura de Feira, construíremos juntos esse plano de ocupação, onde tenho certeza que será muito bem utilizado ao longo dos anos", concluiu.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Conectado News (@conectadonews_)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias