Sábado, 26 de Abril de 2025
(75) 99168-0053
Saúde Hospital da Mulher

Com inauguração de novo ambulatório, Hospital da Mulher dobra capacidade de atendimento

Feira de Santana

25/04/2025 10h39 Atualizada há 1 dia
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Luiz Santos
Luiz Santos

Por Luiz Santos e Hely Beltrão

Aconteceu na manhã desta sexta (25), a inauguração do novo ambulatório do Hospital da Mulher em Feira de Santana. Segundo Gilbert Lucas, presidente da FHFS (Fundação Hospitalar de Feira de Santana) autarquia responsável pela gestão da unidade ao Conectado News, a capacidade de atendimento dobrará.

Relembre: Ambulatório moderno será inaugurado no Hospital da Mulher em Feira

"É um equipamento importante para a saúde pediátrica de Feira de Santana, nesse ambulatório de Pediatria contaremos com várias especialidades novas, como nutrólogo, hepatologista pediátrico, Odontologia, serviços muito procurados na rede, Neurologia ampliamos para três profissionais, Fisioterapia para duas salas de atendimento, Fonoaudiologia, ou seja, uma equipe multiprofissional de assistência para Pediatria de especialidades. Atenderemos com marcações de segunda a sexta através da Central Municipal de Regulação e também pelo próprio ambulatório, os  recém-nascidos na unidade hospitalar que precisarem de assistência especializada, sairão daqui agendados".

Investimento

"Investimento de R$ 620 mil reais na parte estrutural de reforma e equipamentos, os móveis todos planejados, trouxemos o ambulatório de assistência humanizado, que possibilite dar uma assistência acolhedora a todas as crianças atendidas no município".

Capacidade

"Com a inauguração do novo ambulatório, conseguiremos ampliar, antes eram atendidas uma média de 60 crianças por dia, agora serão 120, são 15 consultórios atendendo de segunda à sexta, manhã e tarde, especialidades agendadas, é um ambulatório de especialidade pediátrica, sendo que também temos o pediatra de segunda à sexta, manhã e tarde, com certeza é uma referência para Feira de Santana na área de Pediatria".

"Atendimento apenas via regulação municipal"

"Aqui é um ambulatório de especialidade, um ambulatório pediátrico, atendimento de segunda à sexta com marcação, temos também o atendimento da terceira fase da Canguru, onde bebês que tem alta com 1,850 Kg, continuam sendo acompanhados semanalmente até atingirem 2,5 kg e até o primeiro ano de vida, ou seja, para tudo fizemos uma rede, isso é importante para evitar que bebês prematuros retornem via emergência do hospital nos primeiros 30 dias de vida depois da alta, isso é importante para que possamos fortalecer a rede na área de especialidade ambulatorial".

Mortalidade Infantil

"Conseguimos diminuir bastante com toda essa rede ambulatorial, para se ter ideia, todo bebê antes da alta,  faz o teste do coração, quando é identificado algum problema nesse teste, já encaminhamos para o cardiologista pediátrico para fazer o ecocardiograma, caso seja identificada alguma cardiopatia nesse bebê, ele não terá alta, ficará internado para regulação, se for alguma coisa de cirurgia cardíaca, isso ajuda bastante na diminuição da mortalidade, pois antigamente, muitos bebês iam para casa, tinham um infarto e não sabia do que se tratava, ou seja, aqui conseguimos cuidar de bebês prematuros que precisam de uma assistência ou acompanhamento com neurologista, com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, a gente consegue também fazer esse acolhimento aqui então o bebê. Por exemplo, se o bebê tem previsão de alta em 24 horas, parto normal, essa liberação só será dada após consulta com pediatra, todos os testes são feitos aqui, é muito importante isso, conseguiu fazer uma rede, isso fortalece essa assistência de especialidade pediátrica".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.