Domingo, 13 de Abril de 2025
(75) 99168-0053
Bahia Novos temporais

Bahia é atingida por 413 mil raios no primeiro trimestre do ano; Neoenergia Coelba reforça efetivo devido a previsão de novos temporais

Dados da Climatempo apontam o Oeste como a região que mais foi afetada pelas descargas atmosféricas

11/04/2025 15h12
Por: Mayara Naylanne
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em levantamento realizado pela Neoenergia Coelba, com base nas informações fornecidas pela Climatempo, foi verificado que a Bahia registrou 413 mil raios em seu território no primeiro trimestre de 2025. Dos 10 municípios com maior incidência de descargas atmosféricas, 9 estão localizados no Oeste do estado. Novas tempestades estão previstas para este final de semana e a distribuidora já deu início ao seu plano de enfrentamento a adversidades climáticas, reforçando a quantidade de equipes em campo e no Centro de Operações Integradas (COI) para atender possíveis ocorrências com agilidade.

As descargas atmosféricas podem provocar danos à rede elétrica e acidentes graves. Além disso, as chuvas são acompanhadas de ventos de maior intensidade, que projetam objetos e vegetações sobre o sistema.

Reforço de equipes durante final de semana

As previsões do tempo, realizadas pela Climatempo para a Neoenergia Coelba, apontam que novos temporais devem atingir diversas regiões da Bahia neste final de semana. Para se antecipar aos danos causados pelos temporais ao sistema elétrico, a concessionária já acionou os protocolos para atuar durante adversidades climáticas. 

Entre as ações, está a intensificação do monitoramento do sistema elétrico da Bahia, realizado diretamente do Centro de Operações Integradas (COI). A quantidade de engenheiros e técnicos que atuam no COI está reforçada para direcionar as equipes às ocorrências com agilidade. Em campo, a Neoenergia Coelba também aumentou a quantidade de eletricistas para restabelecer as demandas o mais rápido possível.

“Em temporais, os danos causados à rede elétrica tendem a ser maiores, devido à queda de vegetações e objetos no sistema. Além disso, locais alagados e inacessíveis impedem nossa atuação, aumentando a complexidade de atuação durante essas adversidades. Nossas equipes estão reforçadas e mobilizadas para atender os clientes com segurança e contamos com o apoio de poder público para superar alguns desses desafios”, destacou o superintendente Técnico da Neoenergia Coelba, Thiago Martins.

Ranking municípios mais atingidos por raios

Barreiras foi a cidade que liderou o ranking, com mais de 23,4 mil raios registrados em seu território, seguida por Santa Rita de Cássia (23,1 mil) e Barra (22,9 mil). Xique-Xique, localizado na mesorregião do Vale do São Francisco, é o único município que não está no Oeste e aparece no TOP-10 de cidades com maior incidência de descargas na Bahia (7º lugar, com 11,9 mil raios). 

Segurança durante temporais

Em situações climáticas adversas, a Neoenergia Coelba irá atender as solicitações envolvendo a eletricidade, porém, é essencial que a população tenha atenção para garantir a sua segurança e da sua família.

Abaixo, confira orientações:

- Se durante um temporal ocorrer o rompimento de um cabo, devido à queda de galhos de árvores ou raios, não toque nem chegue perto do local. Oriente as pessoas ao redor para não se aproximar e ligue para Neoenergia Coelba no número 116;

- Se a fiação cair sobre um carro, a pessoa não deve tentar sair de dentro e ninguém deve se aproximar do veículo. Oriente as pessoas ao redor para manter a calma, ligue para a Neoenergia Coelba no número 116 e ligue para os Bombeiros no número 193;

- Procure abrigo em lugar seguro. Fique longe de janelas e portas metálicas, especialmente, durante a incidência de raios. Não se abrigue embaixo de árvores e não fique em campos abertos;

- Retire os aparelhos eletroeletrônicos da tomada para evitar danos;

- Não faça serviços em locais externos e em telhados, como a instalação ou manutenção de antenas;

- Em caso de inundações, desligue o disjuntor geral da residência.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.