Quinta, 17 de Abril de 2025
(75) 99168-0053
Esportes Mundial escolar

Atletas baianos conquistam as primeiras medalhas no mundial escolar na Sérvia

Lucas Pinto, na natação, e Giulio Telles, da orientação, ganharam o bronze nas suas modalidades

09/04/2025 08h54
Por: Mayara Naylanne
Foto: Divulgação/CBDE
Foto: Divulgação/CBDE

O Brasil conquistou mais de 15 medalhas no Gymnasiade U15 2025 (mundial escolar), que acontece em Zlatibor, na Sérvia. Desse total, a Bahia foi responsável por dois bronzes abocanhados por Lucas Pinto, nadador apoiado pelo Bolsa Esporte, e Giulio Telles, feirense da orientação.

Lucas foi bronze no revezamento 4x50m livre masculino e bateu na trave nos 50m peito, com a quarta colocação, na última terça (7). O jovem volta a cair na água nesta quarta (9) para a disputa dos 100m livre e nos 50m borboleta, e na sexta (11) para os 400m livre masculino. Outro baiano nas piscinas é Pedro Matos que marcou o terceiro melhor tempo e garantiu vaga na final dos 800m livre que acontece nesta quinta (10). Ele também vai competir nos 100m livre e nos 400m livre.

O segundo bronze baiano conquistado por Giulio foi junto com a equipe masculina brasileira de orientação, formada por outros três atletas. A modalidade combina navegação com mapa e bússola em percursos desafiadores, testando a habilidade e a resistência dos atletas. O objetivo é conquistar todos os pontos de controle no menor tempo possível, demonstrando estratégia, agilidade e concentração. O time feminino do Brasil conta com outra feirense, Maria Isabelly da Silva, que quase subiu no pódio ao terminar na quarta colocação. Nesta quarta, a dupla baiana disputa nas suas categorias individuais.

A Confederação Brasileira de Desportos Escolares (CBDE) levou uma delegação com 350 integrantes, entre atletas de escolas públicas e particulares mais comissão técnica, que irão disputar 25 modalidades diferentes, sendo quatro do paradesporto. A Bahia é representada por 14 atletas da natação, do tiro com arco, da orientação, do karatê e do boxe, além de um árbitro e um professor.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.