Quinta, 03 de Abril de 2025
(75) 99168-0053
Artigo Artigo

A acirrada disputa pelo diretório do PT em Feira e as cicatrizes

Por Luiz Santos, radialista e jornalista

01/04/2025 07h05 Atualizada há 16 horas
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Divulgação
Divulgação

As eleições para dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) estão acirradíssimas em Feira de Santana. O pleito acontece em 6 de julho próximo e três candidatos de tendências diferentes, apoiados por 'padrinhos de peso', aparecem na disputa do Processo de Eleição Direta (PED) e tem dado o tom do que pode acontecer, inclusive com projeções para 2028 no município de Feira.

O Secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, colocou "debaixo do braço" e lançou como candidata a presidência a jovem Urânia Santa Bárbara, segunda suplente de vereador. Essa atitude não foi bem recebida por alguns petistas, e tem gente entendendo que é uma traição ao deputado federal Zé Neto, um apoio à pré-candidatura de Lucas Reis a federal em 2026 e pavimentação para 2028.

Urânia Santa Bárbara - Foto: Divulgação

Já o sindicalista Deyvid Barcelar, que pretende disputar as eleições em 2026 para deputado federal - embora não seja ainda tão conhecido perante o povão - vem trabalhando nos bastidores e lançou o nome de Vagner Carneiro a presidência do partido. Segundo informações apuradas pelo Conectado News (CN), Deyvid, como o dito popular, "não empenou ainda e já quer voar", já pensa em disputar a Prefeitura de Feira em 2028.

Vagner Carneiro - Foto: Divulgação

Enquanto isso, Zé Neto foi visto em um café com Adriano Costa, atual chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Informações dão conta que esse é o escolhido por Zé Neto. Essa disputa pelo diretório do PT faz lembrar o ano de 2008, quando petistas se reuniram e deram uma rasteira em Zé Neto lançando Aécio Moreira como presidente do partido, e logo após lançaram o deputado federal Sérgio Carneiro a prefeitura de Feira deixando Neto muito chateado.

Adriano Costa e o governador Jerônimo Rodrigues - Foto: Divulgação

Se perguntar aos envolvidos nesta disputa pelo Processo de Eleição Direta do PT, todos dirão que faz parte do processo democrático e que o PT é o único partido que tem o processo eleitoral em que qualquer membro pode disputar o comando. Certo é que até o dia 6 de julho vindouro muita coisa vai acontecer internamente, podendo ter desdobramentos com cicatrizes profundas entre petistas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.