Ascom
No plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), nesta quarta-feira (26), o deputado estadual Robinson Almeida (PT) classificou como "um dia histórico para a democracia brasileira" a decisão unânime da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados réus por tentativa de golpe de Estado em janeiro de 2023. Com a decisão, será aberta uma ação penal para apresentação de provas e depoimentos antes do julgamento final.
"Hoje é um dia muito importante para a história do Brasil, muito importante para a democracia brasileira. De forma inédita, o Supremo Tribunal Federal analisou e aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra aqueles que atentaram contra a democracia", afirmou o parlamentar.
Robinson Almeida destacou que Bolsonaro foi denunciado por tentativa de "abolição violenta do Estado Democrático de Direito", por conspirar contra a democracia e por envolvimento na depredação das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. Ele considerou a decisão do STF um marco na postura das instituições do país contra atos antidemocráticos.
No púlpito, durante o grande expediente no plenário, o deputado fez um resgate histórico, lembrando os golpes de Estado anteriores no Brasil e as consequências das ditaduras militares.
"O Brasil sempre viveu sob a lógica de que os responsáveis pelos golpes permaneciam impunes. Foi assim em 1964, quando o país viveu uma ditadura de 21 anos, que perseguiu opositores, sequestrou pais e mães de família, torturou inocentes e matou centenas de brasileiros", destacou.
Para Robinson Almeida, a tentativa de golpe de 2023 só não foi concretizada porque as instituições reagiram a tempo.
"Se eles tivessem tomado o poder em 8 de janeiro, deposto o presidente Lula, estariam governando até hoje, perseguindo adversários e fechando até mesmo este parlamento", alertou.
O deputado também mencionou o suposto alinhamento de Bolsonaro com setores da política americana.
"Com o apoio de Trump, eles buscavam respaldo internacional para um regime de exceção."
Antes de encerrar seu discurso, Robinson Almeida celebrou a decisão do STF e reforçou a importância de punições para aqueles que atentaram contra o Estado Democrático de Direito.
"Hoje, um capítulo diferente foi escrito na história do Brasil. E isso deve ser celebrado, porque significa que nossa democracia segue firme e que as instituições não aceitarão mais conviver com atos golpistas", enfatizou.
Mín. 23° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas