Brasil e Japão assinaram, nesta quarta-feira (26), em Tóquio, dez acordos de cooperação em diversas áreas, incluindo comércio, indústria e meio ambiente. A assinatura dos acordos ocorreu durante uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba. Os dois países também anunciaram um plano de ação para revitalizar a Parceria Estratégica Global, um nível mais elevado nas relações diplomáticas estabelecidas desde 2014.
Além dos acordos bilaterais, os dois países formalizaram 80 instrumentos entre entidades subnacionais, como empresas e universidades. Lula também abordou a cooperação nas áreas de energia e descarbonização, destacando o potencial do Brasil em biocombustíveis. O presidente reiterou o interesse em aumentar a parceria no setor, com foco na produção de etanol, hidrogênio verde e combustíveis renováveis.
Lula também falou sobre a necessidade de metas ambiciosas de redução de emissões de gases do efeito estufa, com a próxima Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) em 2025. O Japão já contribui com o Fundo Amazônia, o que reforça o compromisso com a proteção ambiental. A visita do presidente ao Japão inclui também a perspectiva de ampliar o comércio entre os dois países. O Brasil, que assume a presidência do Mercosul no próximo semestre, buscará negociar um acordo comercial com o Japão.
Mín. 23° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas