Quarta, 12 de Março de 2025
(75) 99168-0053
Artigo Artigo

A atitude de Tony Salles seria a mesma com um homem?

O embate com Daniela Mercury reacende o debate sobre diferenças de tratamento entre homens e mulheres na música

05/03/2025 08h42 Atualizada há 2 dias
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Divulgação
Divulgação

Por Lis Braga

O desrespeito a Daniela Mercury no Carnaval de Salvador levanta uma questão incômoda: se fosse um homem no lugar dela, a atitude de Tony Salles teria sido a mesma? A cantora, um dos grandes nomes da música baiana, foi pressionada pelo ex-cantor do Parangolé a acelerar e liberar passagem ao trio dele na madrugada da terça no circuito Barra-Ondina em Salvador. A cena, transmitida ao vivo, expôs não apenas uma falta de cortesia, mas um possível viés de gênero enraizado até mesmo na festa que celebra a liberdade.

É difícil imaginar Tony tendo a mesma postura diante de Bell Marques, Léo Santana ou Saulo Fernandes. Daniela Mercury não é apenas uma artista de renome internacional, mas uma das responsáveis por transformar a Axé Music no fenômeno que é hoje. A falta de respeito para com uma das mulheres que mais ajudaram a construir o Carnaval como o conhecemos, reflete um padrão conhecido: o espaço masculino é sempre garantido, enquanto o feminino - mesmo quando conquistado com talento e trabalho árduo - ainda precisa ser constantemente reafirmado.

O episódio reforça a necessidade de repensarmos como tratamos nossas grandes artistas. Não se trata apenas de um desentendimento entre trios, mas do retrato de um comportamento que relega mulheres, por mais poderosas que sejam, a um papel secundário. O respeito não pode ser seletivo; ou ele vale para todos ou estaremos apenas perpetuando desigualdades que não combinam com a festa da diversidade e inclusão que o Carnaval deveria representar.

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Jean Há 4 dias Feira de SantanaEssa Daniela se acha superior a tudo e a todos. Ela fica segurando o trio e atrapalha os outros que vem atrás. Infelizmente tem uma galera que não procura saber diferenciar as coisas, não houve desrespeito e se houve foi por parte de Daniela com os outros artistas, lembrando que essa não foi a primeira vez, vcs da imprensa precisam averiguar as situações antes de sair em defesa de lado a ou b. Isso se chama jornalismo de credibilidade.
Segur Há 6 dias Minas Gerais Essa mulher já passou do ridículo
NeyHá 7 dias SalvadorRidículo a atuação de Tony Sales. Total desrespeito aos colegas, independente do sexo.
Um certo alguémHá 7 dias FEIRA DE SANTANAClaro,que seria! Já esqueceram das alfinetadas e brigas; entre Igor Kanário e Chiclete Ferreira, Beto Jamaica Vs Baiana System e Et caterva? Daniela Mercury é uma mulher muito da incoveniente, sem noção e sem educação. O fato dela ser mulher,não altera seus erros!
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.