Sábado, 22 de Fevereiro de 2025
(75) 99168-0053
Carnaval Hits do Carnaval

Conheça a história de J. Teles, o compositor por trás dos hits do Carnaval da bahia

Teles administra suas músicas por meio de editoras e contratos de edição. Sobre compor sob encomenda para artistas específicos, ele explica

19/02/2025 15h25 Atualizada há 2 dias
Por: Mayara Naylanne

O carnaval está chegando, e nada mais justo que, nesta edição especial, homenagearmos um dos maiores compositores baianos: J. Teles. Compositor de sucessos como "Toda Boa", gravada pela banda Psirico, "Mulher Maravilha", com a banda Leva Noiz entre outras, ele tem uma trajetória marcante na música baiana.

Com 31 anos de carreira, J. Teles já espalhou suas composições pelo Brasil inteiro. Mas será que ele se especializa apenas no pagode baiano? "Faço um pouco de tudo. Além do pagode, tenho músicas de samba e outros ritmos", afirma. Quando perguntado sobre quantas músicas já compôs, ele admite: "Essa é uma pergunta que nunca sei responder! Nunca parei para contar. Mas prometo que na próxima entrevista trago esse número".

Teles administra suas músicas por meio de editoras e contratos de edição. Sobre compor sob encomenda para artistas específicos, ele explica: "Às vezes, a música surge naturalmente, e um artista se encaixa. Outras vezes, ela acaba sendo gravada por alguém que nem imaginávamos. O mercado musical é muito eclético".

Muitas de suas composições já foram gravadas inesperadamente por artistas que ele nunca imaginou. "É comum um cantor rejeitar uma música, e outro artista transformá-la em um grande sucesso", diz. Entre seus maiores hits está "Toda Boa", campeã do Carnaval de 2008. "A Liga da Justiça e Mulheres Maravilha também estouraram de forma inesperada", relembra.

Sobre o reconhecimento dos compositores, Teles comenta que muitos acabam não sendo valorizados pelo grande público. "Alguns artistas fazem questão de enaltecer os compositores, outros nem tanto. E no mercado, infelizmente, o compositor nem sempre ganha o que merece. O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição - ECAD arrecada, mas o sistema de fiscalização precisa melhorar. Eu vivo da música e estou bem, mas poderia ser melhor", desabafa.

Para este Carnaval, ele traz novidades. "Tenho uma música nova com o Cheiro de Amor e outra com o Psirico, ‘Molem Molem. Espero que seja um grande sucesso". Ele também celebra a volta do Cheiro de Amor aos palcos com uma canção sua: "Praiana". "Ela remete aos velhos carnavais, tem letra e história, como os grandes sucessos do axé", diz.

Sempre atento às tendências, Teles revela que se inspira nas hashtags e tendências da internet para criar músicas. "A ideia de ‘Praiana’ surgiu assim, acompanhando o que o público comenta nas redes", explica. Com essa sintonia com o público e a experiência de décadas na música, J. Teles continua deixando sua marca no Carnaval e na cultura baiana.

Com informações: Luiz Santos

Por: Mayara Nailanne

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Daniel Sales da ConceiçãoHá 12 horas Feira de Santana /BaCompor músicas sem iniciar-se, no entanto, é quase impossível.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.