Por Hely Beltrão
Funcionários da Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) paralisaram as atividades em todo o estado nesta quinta (13). De acordo com áudios e vídeos enviados por manifestantes, de Feira de Santana ao Conectado News, a empresa tem cortado benefícios e descumprindo acordos coletivos, o que tem gerado insatisfação dos funcionários. Uma audiência para intermediação entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o sindicato que representa a categoria, o Sinergia (Sindicato dos Eletricitários da Bahia) está marcado para às 10hs desta quinta (13).
"Esta paralisação em todo o Estado da Bahia é contra o pacote de maldades da Coelba, que vem cortando benefícios e descumprindo acordos coletivos e demissões em massa sem novas contratações. Estamos cansados disso, somente promessas e não cumprem, tudo que conseguimos ao longo do tempo, os acionistas pegam todo o nosso suor e levam para a Espanha nos dando apenas migalhas, não queremos isso, queremos retorno pelo nosso trabalho exercido, trabalhadores que são acordados às 2 da manhã para atender ocorrências de rede partida em seu período de folga, falta material de trabalho entre outras coisas".
Ao Conectado News, a Coelba negou o descumprimento das leis trabalhistas e disse que mantém diálogo aberto com os manifestantes.
A Neoenergia Coelba esclarece que segue todas as cláusulas celebradas no Acordo Coletivo de Trabalho e as práticas trabalhistas legais. A distribuidora possui um canal de diálogo permanente com os representantes sindicais e se mantém à disposição para esclarecer quaisquer assuntos relacionados aos seus funcionários. A Neoenergia Coelba destaca que a sua atuação tem como base o respeito aos seus colaboradores, que são o principal valor da companhia.
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsas