Por Hely Beltrão
O governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), esteve na manhã desta segunda (10), no município de Conceição do Jacuípe, mais conhecida como "Berimbau", para inaugurar o novo Colégio Estadual de Tempo Integral de Conceição do Jacuípe. A cerimônia contou com aula inaugural, com o tema: "Educação Sustentável, Inovadora e que Cuida da Aprendizagem na Bahia". O acontecimento marcou o início do ano letivo 2025 da rede estadual de ensino.
Em entrevista coletiva concedida após o evento, Jerônimo deu maiores detalhes sobre o Centro de Convenções de Feira de Santana, fim da concessão da Via Bahia, eleições na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA, entre outros assuntos.
"Realizamos uma reforma administrativa em meu governo, já fiz trocas, a exemplo do secretário de Relações Interinstitucionais, tenho expectativa de dar prosseguimento logo após o carnaval, pois não são apenas secretários. Estava aguardando as eleições da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia) e do Congresso Nacional, para ver como podemos dialogar melhor com o governo Lula (PT), o alinhamento, a exemplo da nomeação de Sidônio Palmeira para a Secretaria de Comunicação acaba repercutindo em minha tomada de decisão. Sobre o Centro de Convenções, no ato de inauguração, disse que precisaríamos de 2 a 3 meses para fazermos os ajustes técnicos, para que fique no padrão de podermos sediar eventos nacionais, iluminação, acústica e segurança, pedi ao secretário de Cultura Bruno Monteiro, que incluísse nestes testes alguns eventos. Disse ainda que enquanto estivéssemos realizando estes testes técnicos, preparar o modelo de gestão, estou aguardando, estamos trabalhando, a Secretaria da Fazenda e de Cultura. Estamos fazendo isso porque defendo que o setor privado é melhor que o Estado nessa gestão, para puxar eventos, casados com restaurantes, hotéis e pousadas. As formaturas da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) serem realizadas no Centro de Convenções enquanto o auditório da UEFS está em reforma, com previsão de término em setembro, ou seja, teremos Centro de Convenções da UEFS, o de Feira de Santana, o do Centro de Cultura e Arte Amélio Amorim (CCAAA) que também está em reforma, o carro de boi, será entregue em dezembro. Quanto ao Aeroporto, hoje abriremos os envelopes da licitação para saber qual será a empresa ganhadora, há o prazo para recursos, ampliaremos a pista de 1.500 para 1.800, temos também o problema da cerca. A minha preocupação não é apenas essa, mas a articulação com prefeitos e empresas para garantirmos voos, pois não adianta somente fazer a reforma e não ter movimento, seja de carga ou passageiros para fazermos um centro de negócios".
Relação de união com o prefeito José Ronaldo (UB)
"Não hesitarei em sentar com todos os prefeitos da Bahia, a eleição de 2024 já passou, troquei mensagens com ele essa semana sobre a concessão de serviços da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), a portaria já foi publicada, mas não é só isso, o hospital municipal, maternidade, Casa da Mulher, sou governador da Bahia, não posso ficar fazendo escolha, eu tenho obrigações, pela importância que têm Feira de Santana, devo sentar de forma civilizada com o prefeito José Ronaldo (UB), assim como em Salvador e Vitória da Conquista. Há temas importantes a serem discutidos, como o anel de contorno, BR 324. Todo mundo sabe que fiz campanha para o deputado Zé Neto (PT), era o meu candidato, não ganhamos as eleições, mas temos a responsabilidade de cuidar do povo de Feira de Santana. Não construirei um ambiente de disputa com o prefeito José Ronaldo, se ele quiser sentar, vamos conversar, os investimentos não deixarão de ser feitos em Feira de Santana, se for algo combinado com ele, melhor, não vai ser disputa, mas uma unidade pelo povo de Feira, em 2026, 28, 30 e 32 será um outro momento, tenho interesse e vou investir na educação, saúde, segurança pública do município, se o prefeito topar o meu plano com o dele, está feito o acordo, construiremos um ambiente de unidade pelo povo".
Sobre a Via Bahia
"Estarei amanhã em Brasília/DF, em um encontro entre os prefeitos e Lula, marcaremos uma agenda com o ministro dos Transportes Renan Filho. Estive com o ministro Antônio Anastasia do TCU (Tribunal de Contas da União), que avaliou a quebra do contrato. Sobre a questão das dívidas, o que for de direito teremos que pagar, vivemos em um estado democrático, responsável pelo direito jurídico, o que a Justiça decidir, teremos de pagar, independente de ter prestado um bom ou mau serviço, é a lei. Pedimos para segurar um pouco, pois sabemos que o serviço de asfaltamento é ruim, mas não o de guincho e o de socorro, então o TCU aprovou para que logo após o carnaval o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes) assuma a administração das rodovias. Me coloquei à disposição, pois quem vai fazer a guarda daqueles pórticos e das cancelas? Vai ter guarda mesmo sem ter pedágio, que só retornará após a nova licitação. Sobre a eleição da ALBA, é autônoma, independente, temos que cumprir a lei, foi a Assembleia que decidiu pela reeleição do presidente atual. Vibro quando a democracia acontece, quando não baixamos a cabeça quando alguém quer se meter onde não deve, não me meti, tenho minha torcida, gostaria de ter uma assembleia parceira como é, estarei enviando meu primeiro projeto para ALBA referente à educação, o que vai ser tratado daqui para frente é assunto da ALBA e da Justiça, o que desejo é estabilidade, que a Assembleia continue sendo um poder firme em ajudar a Bahia a se desenvolver", concluiu.
Relembre: “ACM Neto errou ao não escolher Zé Ronaldo”, afirmou Marcelo Nilo sobre eleições 2022
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsas