Sábado, 22 de Fevereiro de 2025
(75) 99168-0053
Saúde Saúde dos olhos

Saúde dos olhos de alunos pede atenção na volta às aulas

Médico alerta: visão é responsável por 80% do aprendizado na infância

10/02/2025 08h26
Por: Mayara Naylanne Fonte: Agência Brasil
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Com a volta às aulas, a saúde ocular das crianças merece atenção. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) aponta que cerca de 20% dos alunos apresentam problemas de visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

O oftalmologista Álvaro Dantas alerta que dificuldades de aprendizado e desinteresse escolar podem indicar complicações oculares. "Se a criança enxerga mal, absorve mal o conhecimento, o que impacta no desempenho escolar", explica.

Outro problema comum é o estrabismo (olho desviado), que pode levar à ambliopia (olho preguiçoso) se não tratado a tempo. "Se não corrigida até os 8 anos, a deficiência pode se tornar permanente", destaca Dantas.

Sinais de alerta incluem aproximação excessiva de telas e livros, dificuldade para enxergar o quadro, dores de cabeça frequentes e desinteresse por atividades visuais. Ao notar esses sintomas, é essencial buscar um oftalmologista.

O especialista recomenda exames oftalmológicos desde o primeiro ano de vida e acompanhamento anual a partir da idade escolar, especialmente em casos de histórico familiar. "A miopia progressiva, cada vez mais comum, exige atenção para evitar complicações futuras", conclui Dantas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.