O prefeito de São Gonçalo dos Campos, município vizinho a Feira de Santana, publicou um vídeo nas redes nesta quinta-feira (6), demostrando suas insatisfações com blitz realizadas pela Polícia Militar da Bahia (PM-BA) na principal avenida daquela cidade. Segundo o alcaide, a PM tem aplicado multas e apreendido motos "por estarem com documentação atrasada, os ocupantes não fazerem uso do capacete", este último item de segurança indispensável para quem pilota moto, e que tem ajudado a salvar vidas.
Tarcísio Pedreira (UB) tem suas razões quando afirma que a PM "está sendo usada politicamente e, ao invés de combater o crime organizado, é usada para fazer a famosa blitz do IPVA", com objetivo meramente arrecadador; o que tem acontecido em Feira de Santana e outros municípios baianos. No vídeo é possível ver o desgosto de Pedreira para com o governador do estado, Jerônimo Rodrigues(PT), que ele denomina de "Zeronimo" e defende o trabalho da PM.
Infelizmente a prática de muitos motociclistas não fazerem uso do capacete é muito comum, principalmente em cidades menores. As infrações de trânsito nesse sentido acontecem diariamente, assim como acidentes com vítimas fatais e outros sequelados só aumentam, principalmente nos finais de semanas e feriados prolongados. O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) é um exemplo disso e anda sempre superlotado de pessoas vítimas de acidentes com moto.
O prefeito, que é médico, deve saber dessa situação, pois ele [o prefeito] já trabalhou - ou trabalha ainda - naquela unidade hospitalar. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê como punição multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de suspensão do direito de dirigir para quem for flagrado pilotando sem capacete.
Porém, Tarcísio tem razão quando crítica o modus operandi da política brasileira, quando o gestor não é do mesmo grupo político 'eles' fazem de tudo para perseguir, imagina quando acham falhas. Espera-se que as críticas do referido prefeito não sejam palavras soltas ao vento, simplesmente porque são adversários políticos.
Que o prefeito, juntamente com o órgão de trânsito do estado, o Detran, possam encontrar soluções para esse assunto, e que as pessoas possam se concientizar em relação às leis de trânsito. Assim, teremos um trânsito mais humanizado e com menos mortes das que acontecem diariamente em nosso país.
Por fim, que os senhores gestores possam deixar um pouco a política-partidária de lado e procurem trabalhar para o bem dos seus munícipes. E que a PM não seja usada para fins políticos, ou exclusivamente, para blitz do IPVA.
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas