Por Luiz Santos e Hely Beltrão
Aconteceu na manhã desta terça (4), a primeira sessão que marcou o início dos trabalhos do Legislativo feirense para o ano de 2025 e a escolha do líder e vice-líder do governo na Câmara. Na liderança, foi mantido o vereador José Carneiro Rocha (UB), que exerce a posição desde o governo anterior, para a vice, foi escolhido o vereador Pastor Valdemir (PP).
Representando o Executivo municipal, estiveram presentes o prefeito José Ronaldo de Carvalho (UB) e o vice e também secretário de Educação, Pablo Roberto (PSDB). Nas entrevistas concedidas ao Conectado News pelos representantes de ambos os poderes, a expectativa principal é de que haja diálogo e trabalho em prol da população, como espera o prefeito José Ronaldo.
"Voltar a essa casa é um momento que sempre me emociona, onde tudo começou em minha vida política, em pronunciamento reafirmando os compromissos que assumimos na campanha com o povo de Feira de Santana, desejando um trabalho do Legislativo pautado nos interesses dos feirenses. Quanto à escolha do líder, o vereador José Carneiro Rocha, é um político muito experiente e que conhece profundamente a Casa Legislativa e o Pastor Valdemir será nosso vice-líder", disse Ronaldo.
Ao ser perguntado a respeito da falta de cadeiras e materiais em algumas escolas do município, e que foi desmentida pela ex-secretária de Educação Anaci Paim, Ronaldo disse que não gostaria de ter que licitar nada, mas que essa era a realidade.
"O secretário Pablo Roberto já explicou à imprensa à realidade dos fatos, na segunda (3), assinei a abertura do processo licitatório para o kit escolar, composto por tênis, mochila e fardamento. A licitação será feita ainda este mês, assim como para as cadeiras, gostaria de que não precisasse licitar nada, mas é nossa obrigação", concluiu.
Secretário de Educação e vice-prefeito Pablo Roberto
"Harmonia entre os poderes e diálogo"
"Espero que possa de fato acontecer a harmonia entre os poderes, fui vereador duas vezes, portanto conheço perfeitamente essa relação de independência entre os poderes Legislativo e Executivo, acredito muito na relação de harmonia e respeito, o prefeito Zé Ronaldo tem muita experiência, foi prefeito em outras quatro oportunidades, tem uma relação de muita atenção e respeito, há uma reciprocidade da nossa bancada com a gestão municipal, por isso, espero que tudo o que for importante para o povo de Feira, que a Câmara consiga fazer os debates em alto nível, pois quem ganha não é o prefeito ou o vereador individualmente, mas o cidadão que escolheu como representante os que hoje compõem o Executivo e o Legislativo".
Ao ser indagado a respeito da falta de material em vias de início do ano letivo na quinta (6), Pablo afirmou que a situação é muito mais séria e que alguns alunos serão prejudicados. Pablo afirmou também que não houve planejamento do governo anterior.
"Não diria que faltam apenas cadeiras, o que também é grave, iniciaremos as aulas na quinta (6) e temos muitos outros problemas a serem resolvidos. Nesta semana superamos a questão do contrato da alimentação, pois não tínhamos condições de continuar pagando o valor celebrado ano passado, o prefeito se envolveu pessoalmente junto com a equipe da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Educação, conseguimos reorganizar o contrato, trazendo uma economia de aproximadamente R$ 25 milhões de reais ao ano, estamos no processo de revisão de outros contratos, estamos correndo muito para que a licitação da compra das cadeiras, a licitação do fardamento que não foi feita, ou seja, o ano letivo começará sem farda, pois não houve nenhum tipo de planejamento para deixar o ano letivo 2025 organizado, também não temos o material necessário para o aluno como lápis, caneta, borracha, tênis, mochila, por isso estamos trabalhando intensamente para minimizar os impactos no início do ano letivo no dia 6 de fevereiro. Além desses problemas, falta professor, temos um déficit aproximado de 250 professores, um número significativo de alunos não terão acesso nesses primeiros dias de aula, por isso, o prefeito já adotou as providências, tão logo a empresa organizadora do concurso público divulgue o resultado final, publicaremos a convocação dos professores para que possam assumir a sala de aula".
Líder do governo na Câmara, Vereador José Carneiro Rocha (UB)
José Carneiro Rocha agradeceu ao prefeito pela escolha e disse que trabalhará em prol dos interesses do governo.
"Agradeço ao prefeito José Ronaldo mais uma vez, estou assumindo essa posição pela segunda vez, esperançoso de poder retribuir a confiança em mim depositada. Estarei aqui defendendo os interesses do governo, mas tenham certeza, que com muita coerência e responsabilidade, acredito que não teremos dificuldade, mesmo porque tenho um bom entrosamento com os meu pares, inclusive com os vereadores de oposição. Respeitamos os posicionamentos adotados pela oposição, não teremos campo de batalha, mas sim, dialogar e encontrar formas de resolver os impasses que porventura venham a acontecer".
Presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Lima (UB)
"Atender as demandas da cidade".
"É com grande responsabilidade que assumo a presidência da Câmara, já iniciamos os trabalhos da 20ª legislatura, entendo que devemos procurar atender as demandas da cidade, independente do partido político, trabalharemos junto ao governo, o que for melhor para o município não teremos dificuldade alguma para discutir e aprovar. José Carneiro Rocha é um político experiente, tenho certeza de que contribuirá muito para esta Casa, o vice-líder, Pastor Valdemir tenho certeza de que desenvolverá também um bom trabalho".
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas