Por Hely Beltrão
Uma fonte relatou ao Conectado News na tarde deste sábado (1), que agentes de endemias que atuam no combate a dengue em Feira de Santana estão trabalhando com o larvicida utilizado para matar as larvas do mosquito com prazo de validade vencida.
De acordo com a foto enviada à nossa Redação, o produto foi fabricado em dezembro de 2022 e tem recomendação de uso pelo fabricante por até dois anos, ou seja, foi válido até dezembro de 2024. Um questionamento foi feito a respeito desta situação: o larvicida fora da validade, representa algum perigo para quem o manuseia ou para o morador da residência onde é utilizado, ao consumir a água, uma vez que o larvicida é dispensado em reservatórios d'água?
Para responder a esta pergunta, verificamos situações semelhantes ocorridos em outros lugares do Brasil. Em um caso parecido, ocorrido na cidade de Jardim do Seridó, município do estado do Rio Grande do Norte, o governo municipal emitiu nota afirmando que o produto pode ter a sua validade estendida e que não causa riscos a saúde, o que vai acontecer, é que com o passar do tempo, o produto vai perdendo a sua eficácia e seus efeitos químicos, ou seja, o único mal causado é que não matará as larvas do mosquito. Leia a nota na íntegra aqui.
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 32°
Tempo nublado