Estamos a quase dois anos das eleições 2026, tem menos de trinta dias que os novos gestores tomaram posse e muitos ainda não tomaram conhecimento profundo dos problemas que enfrentarão ao longo dessa caminhada. Porém, no caso da Bahia, outros já decidiram pular de lado, foram eleitos na base da oposição - leia-se, ACM Neto (UB), - mas, como aves migratórias resolveram bater asas em busca da sobrevivência e pararam no ninho petista, isto é, estão com o governador Jerônimo Rodrigues (PT).
O governo baiano, que fez maioria esmagadora dos prefeitos baianos, principalmente nos menores municípios, agora ampliou ainda mais sua base com a chegada desses novos aliados. Já ACM Neto vê sua base política encurtando a cada dia, gerando insatisfação até mesmo entre os poucos ‘cardeais’ do carlismo que veem dificuldades para combater o petismo nas eleições que se avizinham. Diferentemente do seu avô, o velho ACM, que controlou o estado da Bahia durante muitos anos, Neto parece que não herdou o DNA político de ACM, não consegue avançar politicamente e ficou resumido à capital baiana.
Mesmo o Partido dos Trabalhadores indo para 20 anos no comando da política baiana, com o desgaste natural do tempo; a tragédia da segurança pública, quando facções do crime organizado parecem dar as ordens; a saúde pública pedindo socorro, entre outras mazelas; mesmo assim a oposição não consegue ganhar espaço com possibilidade de ganhar as eleições em 2026.
Assim como numa partida de futebol, na qual o jogo só termina quando o árbitro apita, as eleições também só terminam quando são fechadas as urnas e feito o apurado, sabe-se disso. Mas, como diz o ditado popular ‘pelo arriar das malas se conhece o jogador’, as articulações de ACM Neto não têm dado certo, ou melhor, Neto não parece, até aqui, ter sido bom técnico para manter o time unido até o final e ganhar o campeonato.
Conversando com algumas pessoas ligadas a oposição ao governo do estado, muitos não falam na possibilidade de ACM Neto ser realmente o candidato ao governo nas eleições vindouras. Alguns acreditam que ele [ACM Neto] pode vir a se candidatar ao Senado Federal ou ainda vice-presidente para, quiçá, alavancar a candidatura do candidato representante da oposição à presidência da República no Nordeste.
Vive-se o ano pré-eleitoral e é necessário a oposição se mobilizar, não ficar apenas criticando o governo do estado sem se movimentar. Afinal, eleição não se ganha de véspera nem por W.O., mas, se ficar apenas nas críticas podem ver a situação nadar de braçada, mais uma vez.
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 32°
Tempo nublado