Quarta, 05 de Fevereiro de 2025
(75) 99168-0053
Política Política

“ACM Neto errou ao não escolher Zé Ronaldo”, afirmou Marcelo Nilo sobre eleições 2022

Bahia

24/01/2025 17h54 Atualizada há 1 semana
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Divulgação
Divulgação

Por Luiz Santos e Hely Beltrão

O ex deputado federal, Marcelo Nilo (Republicanos) concedeu entrevista ao Programa Levante a Voz da Rádio Sociedade News FM nesta sexta (24), onde deu detalhes a respeito do seu futuro político e do grupo e teceu fortes críticas a atual gestão estadual.

"Fui deputado estadual por 28 anos e federal por 4, durante 10 anos presidente da Assembleia Legislativa da Bahia e governador interino, nesse momento estou sem mandato, exercendo a função de assessor especial do prefeito Bruno Reis ajudando-o na parte política, de gestão também e ao mesmo tempo tentando viabilizar minha candidatura ao Senado da República, para isso, preciso ter o apoio do povo, por isso, estou trabalhando, conversando com cada cidadão, procurando levar minhas minhas ideias a cada baiano. O governador Jerônimo Rodrigues (PT), infelizmente está entrando para a história como o pior governador da história da Bahia, porque está péssimo em todas as áreas, na educação somos a segunda pior do país, na segurança pública somos o pior estado, na saúde hoje temos a fila da regulação ou “fila da morte”, recentemente foi noticiado na imprensa que uma senhora ficou 60 dias na regulação e morreu, quanto ao desemprego somos o segundo pior do país. Devemos torcer para que o governador encontre o rumo da gestão, pois ele como gestor não existe, gosta muito de viajar para o interior, tirar selfies, inaugurar pintura de meio-fio e de posto de saúde. De acordo com um jornal do Sul, a Bahia é o quarto pior estado com mais incêndio em ônibus, ou seja, uma situação muito difícil, temos de trabalhar no sentido de ajudar para ajudar cada cidadão baiana.

O ex deputado disse acreditar que a eleição em 2026, terá um cenário favorável à sua eleição e a do seu grupo. 

"Em 2026, ACM Neto será candidato ao governo do Estado, será uma eleição diferente do que foi em 2022, naquele momento Jerônimo Rodrigues era desconhecido e votaram no candidato de Lula (PT), em 2026, as pessoas votarão no governador avaliando sua gestão, se continuar esse péssimo governo, pois ele já passou 48% de ruim e péssimo, nesse rumo, digo de coração que as coisas podem mudar próximo ano, o povo da Bahia está cansado, são 20 anos de PT.  Por exemplo, Bruno Reis, foi eleito a primeira vez porque Neto o apoiou, na segunda foi por avaliação da gestão, com relação ao governo do Estado, é óbvio que tem muita coisa para acontecer, todos torcemos que o governo melhore, com relação ao Senado, a chapa dos adversários está feita, onde teremos Jerônimo, Rui Costa (PT) e Jaques Wagner (PT), vão rifar Ângelo Coronel (PSD) como fizeram com Lídice da Mata (PSB) em 2018, pois o PT só pensa em seus interesses. Conversei com Coronel na quinta (23), onde lhe disse que se ele quiser se reeleger senador deveria procurar outro rumo. Quero muito ser candidato a senador, em 2010 preferi continuar na Assembleia, em 2018 não pleiteei, em 2022 tentei junto a ACM Neto e não deu certo. Com tudo isso, aprendi que não se deve pleitear, mas ser convidado, se eu criar condições objetivas, melhorar meus indicadores nas pesquisas e se o povo quiser, assumo o mandato de Senador. Digo de coração, que estou preocupado com a situação triste da Bahia, 80% de Salvador está entregue à criminalidade, atualmente não é possível entrar em alguns bairros periféricos de Salvador sem pedir autorização ao narcotráfico, 9% da população de Salvador deixou a capital com medo da violência. Qual é a solução? Contratar policiais, se formos em municípios, para enfrentar um narcotraficante, o policial dispõe de um revólver 38 e o bandido com metralhadora com uma escopeta, está faltando gestão, devemos contratar policiais, armar os policiais, o governador chamar o secretário de Planejamento, da Fazenda e o da Segurança Pública. Na educação, ouvimos o governador Jerônimo Rodrigues dizer que um professor ou escola que reprova o aluno é autoritária. É este o governador que foi secretário e não sabe o piso salarial dos professores?", disse. 

Nota do Conectado News: ao contrário do que disse o ex-deputado, de acordo com a última pesquisa realizada pelo Instituto Quaest em dezembro de 2024, a avaliação negativa do governador é de 22%. Não há nenhum dado estatístico que corrobore a afirmação do ex-deputado de que 80% de Salvador está entregue à criminalidade, o que existe são dados do Atlas da Violência publicado em julho de 2024 afirmando que Salvador é a capital mais violenta do país, com um índice de 66,4%. Com relação às armas utilizadas pelos policiais, não há registro na história recente de policiais atuando na segurança pública com revólver 38, mas pistolas Glock modelo G22, geração 5 substituindo a Taurus 24, diferente do que afirmou o ex-deputado.

Ao ser indagado sobre as chances de ser escolhido pelo grupo como candidato, após episódio ocorrido com Zé Ronaldo, que tinha grandes chances de ser o escohido para formar a chapa com ACM Neto (UB), mas foi rejeitado pelo grupo, Nilo disse que Neto errou ao escolher outra pessoa para a vice.

"José Ronaldo e eu ficamos chateados, ACM Neto tinha um compromisso comigo para que eu fosse o candidato a vice-governador, eu não mudaria de lado sem o compromisso de ser candidato a senador ou vice, tenho certeza absoluta que ele não tinha compromisso com Zé Ronaldo, ACM Neto foi muito correto comigo, me chamou, conversamos, aceitei suas ponderações, pois não vim para criar problemas, mas para ganhar, uma vez que ele não me queria por vários motivos, entre eles o PDT não me aceitar na vice e não poderíamos perder o PDT, o certo era colocar Zé Ronaldo, entendo que ACM Neto pecou nisso. Peguei o telefone, liguei para Ronaldo, que estava muito abatido e disse que ele era o meu candidato à vice. O importante é continuarmos unidos, Zé Ronaldo venceu em uma eleição belíssima em Feira de Santana, um dos maiores gestores que conheço, muito inteligente, que preferiu engolir, deixar para lá e tocar o barco. Eu quero ser candidato a senador, entendo que serei escolhido por vários motivos, não acredito que algum deputado federal com mandato terá coragem de enfrentar Rui Costa e Wagner, tenho três qualidades na política, primeiro, sou experiente, segundo, sou leal e terceiro tenho coragem, por exemplo, Rui Costa nasceu numa encosta na Liberdade, hoje mora no metro quadrado mais caro da Bahia, tudo isso numa campanha deve ser discutido, porque o homem público tem que dar satisfação do seu patrimônio à sociedade, tudo que tenho presto contas ao imposto de renda, à Receita e ao povo, político é aquele que pode conversar com cada cidadão, fazer críticas sem ofender ninguém, por exemplo, sinto saudades de Jaques Wagner (PT), que era meu amigo pessoal".

Ao ser perguntado se retornaria ao grupo do PT caso fosse chamado, Nilo disse que jamais voltaria, não só porque se sente bem onde está, mas por ter sido traído pela legenda.

"Jamais voltarei a ser aliado do PT, não tenho mais idade para estar mudando de lado, para ir e voltar, fui aliado do PT durante 30 anos, na minha opinião, me traíram, não cumpriram nada do que acertaram comigo, por isso, não tem porque voltar, hoje tenho uma relação muito próxima com Bruno Reis, ACM Neto, Paulo Azzi (UB), Leur Lomanto (UB), Sandro Reges (UB), Pedro Tavares (UB)  e Zé Ronaldo, estou muito bem no grupo e convencido que ACM Neto é favorito em 2026".

Sobre a reeleição do deputado estadual Adolfo Menezes (PSDB) para a presidência da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia), Marcelo Nilo disse que é decisão caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso algum deputado ingresse com ação e explicou o movimento feito pelo senador Angelo Coronel, a fim de garantir sua eleição ao Senado.

"Adolfo é candidato único a presidente da Assembleia e vai ganhar, se o Supremo Tribunal Federal (STF) vai dizer que é inconstitucional ou não vai depender do relator, de lá para cá mudaram 4 ministros, mas, isso é problema da ALBA. Coronel quer fazer a mesma jogada política que deu certo, botar o filho presidente da Assembleia para colocar a faca no pescoço do governo, se não me colocar para o Senado vou romper, sabemos que nenhum governo tem coragem de romper com o presidente da Assembleia". 

"Criticar sim, ofender não"

"Estive com Márcio Marinho, deputado federal e presidente do Republicanos na Bahia, tem uns 10 dias, ele me disse que é candidato a deputado federal, se concorrer ao Senado terá todo o meu apoio, é um grande parlamentar, José de Arimatéia possui excelente caráter, íntegro, Feira de Santana tem bons parlamentares, Targino Machado é um homem polêmico, mas de palavra, prometeu e ficou comigo até o fim, Zé Neto (PT), foi um bom deputado estadual e é um bom deputado federal, o povo de Feira não o quer no Executivo, mas como deputado federal, já perdeu seis vezes, o povo é quem decide, Pablo Roberto (PSDB), que agora é vice-prefeito, foi um grande deputado e articulador político, muito bem receber o Secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE) Ângelo Almeida, somos opostos hoje, mas é um bom parlamentar, pessoa pela qual tenho muito respeito, por que  a política é a arte de servir, só deve ser político aquele que gosta de gente, a política é arte de somar, fazer relações, claro você fala mal do adversário, mas dentro de um certo limite, o político é aquele que sabe que sua função é servir ao povo, esse ano estou preocupado com a inflação, com o aumento do dólar, com o rombo do orçamento, Jerônimo Rodrigues entende de gestão como eu entendo de astronomia, podemos criticar, mas não ofender, existe um limite, porque ele tem pai, mãe e filho, não entramos no pessoal", concluiu.

Confira na íntegra abaixo.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Paulo Henrique CanhedoHá 2 semanas Feira de Santana - BA Quem acabou com a vaga de Zé Ronaldo , foi justamente o Márcio Marinho , Arimatéia e o PRB que ameaçou e fez chantagem contra o ACM NETO , que acabou fazendo besteira e escolheu uma desconhecida para ser vice .
Luiz Eduardo Dos Santos FerreiraHá 2 semanas Feira de SantanaBoa noite meu amigo! Acm Neto não acerta uma mais nunca. E vem aí a investigação do rei do lixo. E José Ronaldo se segure, Flávio Dino e Maranhense de verdade. Feliz final de semana.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.