Por Luiz Santos e Hely Beltrão
Aconteceu no final da tarde da terça (21), uma manifestação organizada por um coletivo de ciclistas em solidariedade a família de Vinícius Moreira de Souza, 28 anos, ciclista assassinado a tiros na Avenida Noide Cerqueira, na noite da quarta (15) em uma tentativa de assalto e também, pedindo por segurança nas vias e no trânsito.
Leia mais: Suspeitos de balear ciclista no bairro SIM são presos pela Polícia
Terceiro suspeito de participação na tentativa de latrocínio de ciclista no SIM é preso pela Polícia
Ciclista baleado em tentativa de assalto no bairro SIM tem morte encefálica
Beatriz Marques, uma das integrantes da manifestação, detalhou ao Conectado News, a pauta de reinvidicações do protesto.
"Nós ciclistas fizemos uma manifestação com bem mais de 50 participantes, não sendo possível um número maior porque muitos trabalham no horário, em solidariedade à família do jovem que perdeu a vida no latrocínio para pedir às autoridades que olhem um pouco mais para o ciclista, não só na questão da segurança, mas na educação no trânsito, inclusive, quando estávamos saindo na parte da via que que nos é liberada para tráfego, na avenida Nóide Cerqueira, um ônibus lotado quase atropela um dos ciclistas, faltou pouco para acontecer uma tragédia. Se ele desceu do viaduto, deu muito bem para enxergar a grande quantidade de ciclistas. Não estávamos fechando a via, estávamos posicionados no local devido, por isso, o que pedimos nesse manifesto é uma base comunitária para ver se adianta alguma coisa, porque precisamos de segurança, não há segurança para o ciclista, muitos já abandonaram o esporte, as pessoas não respeitam o trânsito e nem as pessoas que fazem outros esportes, a via é exclusiva e sinalizada para o ciclista, mas as pessoas insistem em fazer suas corridas e caminhadas em cima da nossa via, deixando a via que seria deles para o ciclista. Já tomamos empurrões e cotoveladas dessas pessoas que praticam esporte, principalmente aos domingos, onde as academias colocam seus alunos justamente nas vias do ciclista, não respeitam, e quando passamos tomamos cotoveladas, empurrões, quando trafegamos na via a mais de 20 Km/h, ao tomar um empurrão a queda pode ser fatal. Por tudo isso, pedimos segurança de todos os lados e formas, pedimos respeito, quanto aos governantes, não deixem acontecer mais uma morte, pois ele não é o primeiro a ser vítima de latrocínio ou de um atropelo, esperamos que seja o último, pedimos mais policiamento, respeito a vida do ciclista, não só ao que pratica esporte, mas aqueles também que utilizam a bicicleta para trabalhar. Deixo a nossa solidariedade e respeito à família do jovem e o nosso manifesto pedindo justiça", concluiu.
Mín. 23° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 35°
Parcialmente nublado