Pacientes conveniados ao Planserv enfrentam dificuldades para conseguir atendimento médico em Feira de Santana, segundo relatos de quem viveu a experiência de desamparo. Keila, uma das denunciantes, descreveu a situação crítica que enfrentou no Hospital Hcárdio, da rede da Santa Casa, que integra a lista de hospitais conveniados ao plano de saúde estadual.
"Eu tô numa situação de fraqueza que eu não aguento ficar em pé. Vômito, diarreia, dor fortíssima na cabeça e nas costas. Três horas da manhã, cheguei a desmaiar no banheiro. Finalmente fui atendida agora, mas só depois de horas de espera," contou um paciernte que não quis se identificar. Segundo ele, chegou ao hospital por volta das 9h e só conseguiu atendimento no final da manhã.
De acordo com informações obtidas no local, o único médico de emergência estava sobrecarregado, dividindo-se entre cirurgias e o acompanhamento de uma paciente em estado grave. Enquanto isso, outros pacientes, incluindo idosos e pessoas com suspeita de derrame, permaneceram sem atendimento adequado, agravando o cenário de descaso.
A situação não é isolada. Keila, saiu de Santo Amaro em busca de atendimento, relatou que buscou atendimento em três hospitais que o Planserv informa como conveniados – São Mateus, Emec e Hcárdio – e não teve atendimento. "Aqui no Hcárdio, sequer triagem estavam fazendo," disse.
A reportagem procurou o Planserv e a administração do Hcárdio para obter esclarecimentos, mas até o momento desta publicação, não houve retorno.
Mín. 22° Máx. 26°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsas