Quarta, 15 de Janeiro de 2025
(75) 99168-0053
Saúde Fila por exames

Prefeitura de Feira segue comprometida em zerar fila por exames e consultas em 100 dias

A partir de hoje (13) até o dia 17 serão cadastrados pacientes com guias de agosto e setembro

14/01/2025 14h32
Por: Mayara Naylanne
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A dona de casa Graça Brandão, 66 anos, procurou a Policlínica do Tomba na manhã desta terça-feira (14) para dar entrada em exames e consultas para check-up. Ela esperava por isso desde agosto do ano passado. A partir de agora, as noites sem dormir na esperança de realizar os procedimentos ficarão para trás. As solicitações dos procedimentos já serão encaminhadas à Central Municipal de Regulação para agendamento.

Entre hoje e o dia 17, todas as pessoas que possuem guias de exames e consultas especializadas datadas de agosto e setembro de 2024 já podem comparecer a uma das sete policlínicas municipais para realizar o cadastro. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue com o cronograma para zerar a fila por procedimentos em 100 dias.

“Há meses aguardava para dar continuidade ao acompanhamento de saúde. Sou hipertensa, tenho nódulo na tireoide e enfrento problemas emocionais. Hoje, graças a Deus, me sinto aliviada. Além de cadastrar os exames que preciso fazer, dei entrada nos pedidos para passar por consultas com neurologista, angiologista, endocrinologista, cirurgião e mastologista”, diz.

Somente na Policlínica do Tomba, a média diária de atendimentos da demanda reprimida chegou a 300 pessoas entre os dias 8 e 13 de janeiro [nesse período foram cadastradas as solicitações datadas em junho e julho de 2024]. Nos primeiros dias, devido à grande demanda, seis técnicos estavam empenhados nessa função.

O cronograma prossegue entre os dias 20 e 23 de janeiro para cadastramento de pacientes com guias datadas de outubro e novembro de 2024.

“Os pacientes estão dando entrada nas solicitações e já estão sendo submetidos aos procedimentos agendados pela Central Municipal de Regulação, inclusive aqueles de alta complexidade, como tomografias e ressonâncias. Os técnicos da Saúde estão empenhados com esse propósito: dar celeridade às marcações”, afirma o titular da pasta, Rodrigo Matos.

O gestor da pasta salienta que essas marcações não impactam nas vagas ofertadas para novos pacientes, uma vez que a Prefeitura de Feira de Santana está disponibilizando vagas extras para atender o mutirão.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.