Quarta, 08 de Janeiro de 2025
(75) 99168-0053
Saúde Cálculo renal

Casos de cálculo renal aumentam em 15% no verão, alerta urologista

A adoção desses hábitos pode contribuir significativamente para a redução da incidência de litíase renal e cólica renal durante o verão brasileiro.

06/01/2025 10h25 Atualizada há 3 dias
Por: Mayara Naylanne

A pouca ingestão  de água, além do consumo excessivo de destilados,  carne vermelha (proteína) e sal são alguns dos motivos que tornam a urina mais concentrada, facilitando a formação dos chamados cálculos renais, alertou o cirurgião urologista Dr. Eduardo Cerqueira.

 A litíase renal, popularmente conhecida como pedras nos rins, é uma condição médica caracterizada pela formação desses cálculos no trato urinário e, de acordo com o cirurgião  Dr. Eduardo Cerqueira, estima-se que, aproximadamente, 15% da população brasileira possa ser acometida por essa condição, com cerca de 1,5 milhão de brasileiros apresentando algum tipo de disfunção renal nesse período mais quente do ano.

É importante chamar  a atenção para o fato de que durante o verão, a incidência de cálculos renais no Brasil aumenta em até 30% em comparação com outras estações do ano. Para o especialista,   esse aumento é atribuído às altas temperaturas, que levam a uma maior transpiração e, consequentemente, à desidratação. Além disso,  a redução do volume urinário  favorece a concentração de substâncias que podem formar cálculos. "Por isso, a necessidade de aumentar a ingestão de água e também, por sua vez, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente destilados e  excesso de proteínas", alertou o urologista.

Segundo o Dr. Eduardo Cerqueira, a cólica renal, uma dor intensa causada pela movimentação dos cálculos no trato urinário, é um dos sinais mais comuns da doença. Porém,  se torna mais frequente devido ao aumento na formação de pedras. Estudos indicam que o excesso de sódio e o excesso de cálcio na urina são as principais alterações metabólicas associadas à formação de cálculos, muitas vezes relacionadas a hábitos alimentares inadequados, conforme o cirurgião.

Dr. Eduardo Ceruqeira afirma que, para prevenir a formação de cálculos renais, especialmente no verão, o recomendável é aumentar a ingestão de líquidos, principalmente água, para manter a hidratação adequada, reduzir o consumo de sal e proteínas de origem animal, como carnes vermelhas; incluir sucos cítricos na dieta, pois contêm citrato, uma substância que ajuda a prevenir a formação de cálculos; praticar atividades físicas regularmente e manter um peso corporal saudável.

A adoção desses hábitos pode contribuir significativamente para a redução da incidência de litíase renal e cólica renal durante o verão brasileiro.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.