Por Hely Beltrão
Internautas procuraram a produção do Conectado News para relatar a incidência de enxames de abelhas em diversos pontos de Feira de Santana conforme vídeo abaixo enviado, onde se vê uma colmeia no topo de uma árvore.
Em entrevista ao Conectado News, o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Alexandre Monteiro, afirmou que o aumento dos enxames de abelhas nesta época do ano é algo natural, sobre o trabalho de remoção e como é feito o descarte.
"Havia essa demanda reprimida já que o Corpo de Bombeiros não atendiam mais aos pedidos da população para retirada dos enxames e a Prefeitura também não tinha um setor para fazer essa captura. Fizemos um processo licitatório, que aconteceu no fim de setembro, e assim disponibilizamos o serviço através do Feira Conectada e através do Whatsapp da Secretaria. Existem muito enxames em deslocamento nesta época do ano, uma coisa normal, final da primavera, início do verão, o trabalho é feito por uma empresa contratada para esse objetivo, esses enxames são doados a pequenos apicultores da zona urbana e rural de Feira de Santana, para que possam fazer a produção de mel, ou seja, é um trabalho que fazemos para a proteção da comunidade, mas também, disponibiliza um recurso natural importante para ser utilizado como um lado social".
A pouco mais de um dia do fim da sua gestão a frente da secretaria, Monteiro detalhou suas ações à frente da pasta e que sai com a sensação de dever cumprido.
"Durante quase um ano em que estamos à frente da Secretaria tivemos desafios enormes, procuramos com muita responsabilidade e com o apoio da imprensa e do prefeito Colbert Martins (sem partido), que nos deu o apoio necessário para fazer as ações que foram feitas durante esse tempo. Tenho sim, esse sentimento de dever cumprido, mas que poderíamos ter feito mais em outras áreas, porém, aquilo que nos comprometemos a fazer, que foi devolver o Parque de Exposições e o Campo do Gado completamente restaurado, não só na parte administrativa, mas também nos currais, para eventos regulares. No momento mais difícil que tivemos, conseguimos fazer a doação de 90 toneladas de ração animal para mantermos a nossa reserva genética no Campo Viva, fizemos um trabalho espetacular, talvez o maior trabalho de produção e melhoramento genético dos nosso caprinos, ovinos e bovinos e trazermos para Feira de Santana o maior evento depois da Micareta que mais movimenta a economia do município, que a Expofeira, organizamos a maior da história , por isso, acredito sim, que fizemos um trabalho a altura dos feirenses".
Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 38°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 38°
Chuvas esparsas