Quarta, 11 de Dezembro de 2024
(75) 99168-0053
Feira de Santana Projeto da Uefs

Projeto da Uefs concorre a prêmio da TV Globo

O Alfagaris é um projeto de extensão universitária que está em execução na Uefs desde 2017 e já reuniu mais de 100 alunos.

11/12/2024 11h09
Por: Mayara Naylanne Fonte: UEFS
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O projeto de Extensão Alfagaris, uma parceria da Universidade Estadual de Feira de Santana e da Sustentare Saneamento S.A., é finalista do Prêmio LED – Luz na Educação 2025. A premiação faz parte do Movimento LED, uma iniciativa do Grupo Globo e da Fundação Roberto Marinho, que reconhece práticas que potencializam o futuro da educação no Brasil através da valorização de educadores, estudantes e empreendedores/organizações. A última fase na disputa segue até esta sexta-feira (12).

O Alfagaris é um projeto de extensão universitária que está em execução na Uefs desde 2017 e já reuniu mais de 100 alunos. A iniciativa promove a alfabetização dos profissionais de limpeza pública de Feira de Santana através dos ciclos de alfabetização e letramento. As alfabetizadoras do projeto são alunas do curso de Pedagogia da Uefs que são remuneradas pela Sustentare e têm a oportunidade de desenvolver práticas pedagógicas e metodologias aprendidas durante o curso de graduação.

As aulas ocorrem no ponto de apoio da empresa, durante quatro dias da semana. “Para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, trabalhamos com referenciais teóricos-metodológicos como Paulo Freire, Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Em se tratando de estudantes majoritariamente negros e negras,transversalizamos o processo de ensinar e a aprender com discussões no campo das relações étnico-raciais dialogando com autores como Lélia González, Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes”, afirmou a coordenadora do projeto, professora Sandra Nivia Soares.

Ainda de acordo com a coordenadora, o processo de alfabetização do Alfagaris envolve atividades que vão além da sala de aula. “Acreditamos que alfabetizar não é apenas ensinar a ler e escrever a palavra, mas como diz Paulo Freire, fazer a leitura (e a escrita) do mundo. Essa compreensão do processo de alfabetização implica em um trabalho mediado por tecnologia, aulas de campo para re-ver a cidade, participando da Feira do Livro, conhecendo o Observatório Antares, indo ao cinema, ao teatro”, explicou Sandra Nivia Soares.

O Prêmio LED 2025 selecionou 15 finalistas divididos em três categorias: educadores inovadores, estudantes inovadores e empreendedores/organizações inovadoras. Os selecionados vão apresentar os projetos a um júri e os dois vencedores por categoria vão receber um prêmio de R$ 200 mil cada. Em abril de 2025, um programa na TV Globo vai reunir as melhores iniciativas. O projeto de Extensão Alfagaris concorre na categoria educadores.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.