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Feira de Santana Duplicação Contorno

Trechos da BR 116 Norte que passam por Feira de Santana serão privatizados; Entenda

Feira de Santana

11/12/2024 09h42 Atualizada há 13 horas
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Luiz Santos
Luiz Santos

Por Luiz Santos e Hely Beltrão

Em entrevista ao Programa Levante a Voz da Rádio Sociedade News FM, o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho (sem partido), que esteve presente na audiência pública da duplicação do anel de contorno e BR 116 Norte, deu maiores detalhes a respeito do projeto.

De acordo com o prefeito, haverá a privatização do trecho que vai do Cajueiro até a Cidade Nova e da Cidade Nova até a BR-116 Sul, mas, que segundo ele, não beneficia Feira de Santana em nada. Ainda de acordo com ele e documento do Ministério dos Transportes na página 48, só está liberado para a execução da obra um valor aproximado de mais de R$ 8 milhões de reais.

"Uma questão com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), está se fazendo a perspectiva de privatização da BR-116 Norte, que vai de Feira de Santana até Ibó em Pernambuco e depois em Salgueiro. Em Feira, será privatizado o anel de contorno que vai do Cajueiro até a Cidade Nova e da Cidade Nova até a BR-116 Sul, na antiga Pousada da Feira, próximo ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Sobre essa questão do anel de contorno que foi anunciado o término e a empresa para fazer a duplicação, o valor de R$ 150 milhões de reais, mas no sistema de informações do governo federal, desse  montante, estão liberados apenas R$ 8.177.391,00 (oito milhões, cento e setenta e sete mil, trezentos e noventa e um reais), é um orçamento que é feito para abrir o processo mas, só pode começar uma obra dessas com orçamento suficiente para ser concluída. Nos interessa que seja feito, é muito importante, tem de ser iniciado, não fazer de conta, por isso, está na hora do governo federal botar orçamento e dinheiro para a obra começar". 

Não contempla Feira de Santana

"Não contempla nosso município, essa privatização atenderá Euclides da Cunha, onde terá um lugar para os motoristas dormirem, dos 502 km, 1,7 km será em Salgueiro, não tendo duplicação em lugar nenhum e tem 472 km de acostamento, que começa em Euclides da Cunha. Portanto, entendemos que esse tipo de privatização, onde o acostamento está previsto e a rodovia continua a mesma de mais de 50 anos atrás não resolve nada para Feira havendo pedágio, será em Santa Bárbara, não em Feira de Santana, cidade que maior capacidade de movimentação econômica, é a pior cidade contemplada com esse projeto".

Privatização pior que a Via Bahia

"Uma decisão meramente técnica, alguém em Brasília desenha e apresenta essa proposta. Ou muda essa proposta ou não teremos duplicação e uma concessão de privatização da estrada pior que a Via Bahia", concluiu.

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