Quarta, 04 de Dezembro de 2024
(75) 99168-0053
Polícia Operação PF

Operação De Volta Para o Futuro desarticula esquema de fraudes previdenciárias

Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão preventiva nos municípios de Itaberaba, Feira de Santana e Salvador.

03/12/2024 08h23
Por: Mayara Naylanne Fonte: PF
Foto: DIvulgação PF
Foto: DIvulgação PF

A Polícia Federal, em conjunto com o GAECO/MPF e a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social, deflagrou na manhã desta terça-feira (3) a Operação De Volta Para o Futuro, que investiga fraudes em benefícios previdenciários vinculados à Agência da Previdência Social de Itaberaba/BA. Em Feira de Santana, foram realizadas apreensões durante o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão preventiva, com ações também em Salvador.

As investigações começaram há cerca de seis meses, identificando a concessão de diversos benefícios previdenciários por meio da inserção de vínculos trabalhistas falsos para justificar aposentadorias urbanas e rurais. Duas servidoras da agência do INSS em Itaberaba são apontadas como as principais responsáveis pelas fraudes. Elas inseriam vínculos inexistentes no sistema sem comprovação documental para beneficiar terceiros.

Além do pagamento mensal, os benefícios fraudulentos geravam altos valores retroativos, pois as servidoras utilizavam datas anteriores para iniciar os pagamentos. Uma delas ainda inseria ordens de pagamento em duplicidade, causando mais prejuízo ao INSS.

O esquema também favorecia parentes e pessoas próximas às servidoras, com o auxílio de intermediários que indicavam beneficiários e repartiam os lucros. As investigações apontam que parte significativa dos valores pagos retornava às próprias servidoras e aos intermediários.

Segundo a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária, o desvio já ultrapassa R$ 9 milhões, com um prejuízo evitado de mais de R$ 24 milhões. As apurações seguem para identificar outros envolvidos na organização criminosa.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.