Por Luiz Santos e Hely Beltrão
Publicamos na manhã desta sexta (15), uma notícia exclusiva, a respeito da possibilidade de uma nova recontagem de votos para o cargo de vereador em Feira de Santana, após novas denúncias de possíveis fraudes nas candidaturas. De acordo com o artigo, partidos dos candidatos que perderam, contrataram um renomado escritório de advocacia especializado em direito eleitoral para ingressar com ação na Justiça.
Recentemente o (TSE) Tribunal Superior Eleitoral, decidiu pela cassação dos mandatos dos vereadores Correia Zezito, à época filiado ao Patriota, e Fernando Torres do PSD, após recontagem de votos referentes às eleições municipais de 2020. Com o entendimento da Justiça de que houve ‘fraude na cota de gênero’, com a cassação dos citados, foram empossados, no apagar das luzes do mandato Legislativo, os senhores Hélio Barreto e Carlinhos Cabeção.
O vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), apesar da expressiva votação, com 10.980 votos, não conseguiu se eleger e seria beneficiado caso a ação na Justiça renda frutos. Ao Conectado News, o edil disse não ter participação, mas, caso seja verificado algum erro, que ingressará com ação.
"Não tivemos ainda nenhuma medida de ordem judicial, primeiro, calculamos a distribuição das vagas para saber se estava em conformidade com a questão legal, temos recebido muitas denúncias sobre candidaturas que seriam supostamente laranjas, problemas em chapas de outros partidos, ouvimos também de boatos dentro da Câmara Municipal, porém sem uma informação concreta a quem teria tomado essa iniciativa, em relação a quais chapas, no final das contas, sei um pouco a partir das notícias que têm circulado na mídia. Se houver fundamento, porque não basta insatisfação com o resultado, é preciso ter algo que dê base ao questionamento, se houver, obviamente por se tratar de um direito desrespeitado, ingressaremos".
Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 36°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Chuvas esparsas