Terça, 05 de Novembro de 2024
(75) 99168-0053
Política Procuradoria Geral

Procuradoria Geral Eleitoral pede novas eleições em Porto Seguro

Candidatura de Jânio Natal também deve ser indeferida; ele venceu a disputa e seria diplomado pela 3ª vez depois de ser eleito em 2016 e renunciar antes da posse, dando lugar ao irmão

02/11/2024 13h25 Atualizada há 3 dias
Por: Mayara Naylanne Fonte: Poder360
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A Procuradoria Geral Eleitoral da Bahia pediu novas eleições para prefeito em Porto Seguro, devido à possível tentativa de Jânio Natal (PL) de ser diplomado pela 3ª vez consecutiva. Natal foi eleito no 1º turno de 2024, com 53,94% dos votos válidos.

Leia também: A justiça sendo justa

No entanto, a lei brasileira não permite que um candidato tome posse a um mesmo cargo político por mais de duas vezes consecutivas, mesmo que esteja concorrendo por Estados/municípios distintos. A Procuradoria alega que Natal "burlou as regras do jogo de forma imoral para colocar seu irmão" no poder.

A coligação de Natal afirma que não há ilegalidade na ação e cita o art. 14, § 5º, da Constituição Federal como justificativa. O documento diz que para concorrer a novos cargos, o político deve renunciar até 6 meses antes do pleito. O TSE reafirmou, em decisão unânime, a proibição de uma 3ª candidatura consecutiva, mesmo que em cidades diferentes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.