Neste domingo, 27 de outubro de 2024
TRE-BA conclui apuração do segundo turno das eleições em Camaçari
Caetano (PT) venceu a disputa com 50,92% dos votos e é o novo prefeito da cidade
Com 100% das seções totalizadas, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) finalizou a apuração das urnas às 19h. Camaçari, o quarto maior colégio eleitoral do estado, elegeu Caetano (PT) com 50,92% dos votos, registrando 80.626 votos. Seu adversário, Flávio (União), obteve 49,08% dos votos, contabilizando 77.724 dos votos.
Esta foi a primeira vez na história que a cidade, com mais de 205 mil eleitores, realizou um segundo turno nas eleições municipais. De acordo com a Constituição Federal de 1988, cidades com mais de 200 mil eleitores estão habilitadas a realizar segundo turno, caso um dos candidatos não alcance mais da metade dos votos válidos no primeiro turno em eleições majoritárias.
Balanço da Eleição
Até as 16h30, foram substituídas quatro urnas eletrônicas, e cinco prisões foram registradas. Conforme anunciado pelo presidente do TRE-BA, a definição do resultado foi alcançada antes das 19 horas. “O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia empregou todos os esforços para que tudo transcorresse com tranquilidade e comodidade para os eleitores, além de garantir uma apuração ágil”, afirmou o presidente.
Esforços do TRE-BA
O TRE-BA e as zonas eleitorais 170ª e 171ª de Camaçari mobilizaram esforços para que o pleito deste domingo ocorresse dentro da normalidade. Mais de 40 servidores deslocaram-se de Salvador para apoiar as zonas de Camaçari. O regional contou também com o suporte da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, que designou mais de mil policiais para garantir a segurança do pleito.
Efetivo policial
A segurança do pleito foi reforçada com a participação de 1.250 policiais militares, 128 policiais civis, 50 bombeiros militares e 10 peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Também estiveram presentes 13 Agentes de Polícia Judicial do TRE-BA, 4 do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e 4 da Justiça Federal.
Justificativa para os ausentes
Aqueles que faltaram o pleito do segundo turno, poderão realizar a justificativa de maneira on-line, acessando o Sistema Justifica no Portal do TRE-BA ou utilizando o aplicativo e-Título, disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store. Também é possível comparecer a qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento da Justiça Eleitoral, caso não tenham acesso às ferramentas digitais. É importante ressaltar que o requerimento de justificativa deve ser acompanhado de documentos que comprovem o motivo apresentado. O prazo para justificar a ausência no segundo turno é até 7 de janeiro de 2025.
Fonte Ascom
Mín. 21° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 35°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva