Quinta, 21 de Novembro de 2024
(75) 99168-0053
Dólar comercial R$ 5,82 0.743%
Euro R$ 6,09 +0.141%
Peso Argentino R$ 0,01 -0.095%
Bitcoin R$ 607.681,53 +4.52%
Bovespa 126.922,11 pontos -0.99%
Economia Trem Feira Salvador

Trem Feira Salvador contemplará 4 milhões de usuários, diz novo estudo realizado por empresa privada

Trem Feira Salvador

23/10/2024 07h28 Atualizada há 4 semanas
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Imagem/ Ilustração/ IA
Imagem/ Ilustração/ IA

Por Hely Beltrão

Várias empresas privadas já manifestaram interesse em explorar os serviços ou até mesmo atuar em parceria com o poder público para a construção e operação de uma ferrovia que ligue os municípios que compreendem a Região Metropolitana de Salvador e Feira de Santana. Em agosto do ano passado, publicamos um estudo realizado pela CCR, onde a estimativa de custo da implantação é de R$ 2.600.000.000,00 (dois bilhões e seiscentos milhões de reais), custos operacionais R$ 280.000.000,00 (duzentos e oitenta milhões de reais) por ano.

Em outra matéria, Danilo Ferreira, engenheiro responsável pelo projeto, afirmou que a viagem levaria cerca de 30 minutos de um ponto a outro, o que hoje leva cerca de 1h30min ou mais a depender das condições do trânsito na BR 324.

Em agosto deste ano, revelamos em um artigo, que uma grande empresa de engenharia teria firmado um contrato para estudo de viabilidade em parceria com um fundo de investimentos russo e um banco europeu. A Infra S.A., empresa que atua sob o comando do Ministério da Infraestrutura, assinou contratos para a realização de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), com o objetivo de estudar novos eixos ferroviários pelo país.

Os estudos abrangem diversas regiões, principalmente aquelas que já possuem uma certa infraestrutura para suportar um trem. Entre as regiões contempladas estão: Salvador (BA) – Feira de Santana (BA), São Luís (MA) – Itapecuru Mirim (MA), Fortaleza (CE) – Sobral (CE), Brasília (DF) – Luziânia (GO), Rio Grande (RS) – Pelotas (RS) e Londrina (PR) – Maringá (PR). 

Segundo informações, o trecho entre Salvador e Feira de Santana deve ser o primeiro a ter seus estudos finalizados, marcando uma nova fase na expansão do transporte ferroviário brasileiro. Esses estudos são um passo importante para fornecer informações essenciais a respeito da viabilidade técnica, econômica e ambiental de cada projeto. As primeiras audiências públicas devem acontecer em 2025, com o objetivo de ouvir a população e ajustar os detalhes.

Impacto do projeto na Bahia

Segundo estimativas, espera-se que o sistema ferroviário entre Salvador e Feira de Santana atenda cerca de 4 milhões de pessoas, facilitando o deslocamento de passageiros e impulsionando o desenvolvimento econômico da região.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.