Segunda, 21 de Outubro de 2024
(75) 99168-0053
Política Cassação

Nomes dos substitutos dos vereadores cassados em Feira ainda segue sem definição; Entenda

Feira de Santana

21/10/2024 12h16 Atualizada há 8 horas
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Ascom
Ascom

Por Hely Beltrão

Foi publicada na sexta (18), a sentença do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), proferida pela ministra Isabel Gallotti, que cassou o mandato dos vereadores Correia Zezito, que atualmente é filiado ao PL mas na época dos fatos estava no Patriotas, e Fernando Torres (PSD), em ação que apurava fraude na cota de gênero na eleição de 2020.

Leia nosso artigo:A justiça lenta é injustiça

Alguns sites, além do Conectado News, divulgaram que os substitutos imediatos seriam Hélio Barreto, antes no PROS e agora no PDT e Carlinhos Cabeção, antes no PSC e agora no PRD. Porém, há algo a se considerar: segundo a lei eleitoral brasileira, em caso de cassação realizada pela Justiça Eleitoral, o procedimento a ser realizado é a contagem dos votos, o que deixa indefinida a situação, há pouco mais de 3 meses para início da legislatura 2025. O suplente só assume nos casos de licenciamento, morte, cassação realizada pela própria Câmara de acordo com o regimento interno da Casa Legislativa.

É importante salientar também, que se a lei for seguida a risca, o vereador Ismael Bastos (PL), perderá o cargo referente a legislatura 2020-2024 por conta da cassação de Fernando Torres, mas, como foi bem votado nas eleições deste ano, retornará a Câmara de Feira  em 2025.

Relembre: "As mulheres envolvidas foram vítimas", diz juiz que julgou cassação do vereador Correia Zezito

Vereador Correia Zezito tem cassação de mandato suspensa pelo TRE BA

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.