Por Hely Beltrão
Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, a cárie é um dos principais problemas dentários que afetam as crianças, sendo que 30% das crianças entre 1,5 e 3 anos já tinham cárie e mais de 50% das crianças de 5 anos tinham cárie.
Ao Conectado News, a cirurgiã dentista Eliandira Grisi, detalhou quais os cuidados os pais devem ter com a saúde bucal dos filhos, que segundo ela, devem começar nos primeiros meses de vida da criança.
"Muitas pessoas têm dúvida e não sabem quando começam os cuidados, se quando a criança tem todos os dentes de leite ou após a troca para a dentição permanente, em qual período observar e tratar. Na realidade, o tratamento deve começar desde o nascimento, porque quando a criança nasce, ela não tem dente, mas possui uma mucosa na boca que reveste, possui uma língua, produção de saliva e a alimentação da criança que deixa resíduos, por isso, a mãe já deve ter esse cuidado com a higiene oral. Como sugestão, a mãe pode enrolar um dedinho com a gaze umedecida e passar em volta de toda a boca e língua da criança, para tirar os resíduos, a fim de evitar uma infecção por fungos e o sapinho, outra coisa interessante são os casos dos dentes neonatais, que são massas dentárias que não nascem com o formato de um dente de leite, mas podem surgir na arcada dentária da criança, a mãe não sabe e fica preocupada, por isso, sempre observar, pois caso aconteça levar para um odontopediatra para que se faça a remoção e o acompanhamento".
Alimentos que ajudam a manter a saúde bucal
"Alimentos adocicados, como pães, açúcares, biscoito doce, recheado, salgadinhos, tudo que contém açúcar, há uma orientação para que a criança consuma pouco, pois, na maioria das vezes, são alimentos pegajosos, ou seja, grudam no dente, então se criança não escovar os dentes após almoçar ou depois da merenda e aquele alimento que tem a presença do açúcar, nossa boca tem bactérias, que com a presença do açúcar começam a produzir um ácido que vai desgastando o esmalte do dente, que pode provocar cáries, inicialmente, não enxergamos, tem a aparência de uma mancha branca e inativa, no decorrer do processo que compreende a formação da cárie até atingir a polpa do canal. Alimentos como frutas, verduras, queijos e maçã são importantes, ou seja, quando não temos uma escova, após as refeições, comer um pedaço de queijo ou maçã é importante, não por que vai limpar os dentes, mas por serem alimentos mais indicado do que doces, por conta da composição e não aderência".
Como deve ser feita a escovação e quantas vezes no dia
"A escovação nunca deve ser feita no movimento de traz para frente e para trás, o chamado movimento de trenzinho, a forma correta e fazendo o movimento de uma vassoura ou de bolinha, fazendo movimento circular de uma bola, contamos dez vezes em cada local até percorrer todo a arcada do lado direito para o esquerdo, porque remove a sujeira, consegue higienizar de uma forma correta para não causar problemas, consegue-se também massagear e higienizar a gengiva. O fato de não escovar de uma forma sempre contínua, de trás para frente, frente para trás, movimento que muitas pessoas fazem, evita um desgaste do esmalte dental, principalmente na região da gengiva próxima ao colo do dente, muitas vezes as pessoas têm sensibilidade por conta de um trauma provocado devido a uma escovação mais forte, por isso também deve-se ter cuidado, inclusive com o tipo de escova, que deve ser sempre macia, nunca uma escova dura e proporcional a idade. Se convencionou a escovar 3 vezes, por conta das três principais refeições: café da manhã, almoço e janta, mas se a criança lanchou, tem que escovar, a escovação deve ser feita após a refeição, não apenas três vezes, porque não adianta comer agora, escovar e comer novamente, o correto é: alimentou, escovou".
Qual o creme dental mais indicado e sobre o fio dental
"O fio dental é super importante, pois, entre um dente e outro a escova não entra para tirar a sujeira e deve ser utilizado para evitar que surjam cáries entre os dentes, muitas vezes imperceptívéis que podem evoluir para um procedimento mais invasivo, como um canal. Quanto ao creme dental, para adultos, sempre indicamos com flúor, no caso da criança, como muitas vezes não gostam do sabor amargo, existe com e sem flúor, onde colocam aromas, sabores diferentes com o intuito da criança usar. Muitos destes produtos, apesar das cores e sabores, possuem o flúor em sua composição, por isso, o ideal é: se a criança sabe cuspir, usar o creme dental com flúor, se não sabe cuspir, sem flúor, para que não haja o risco dela engolir e causar manchas nos dentes chamadas de fluorose por conta do excesso de flúor no creme dental por conta da ingestão", concluiu.
Mín. 21° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 35°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva